Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > 1ª exibição do Cine Inclusão da Ufac aborda autismo
conteúdo

Notícias

1ª exibição do Cine Inclusão da Ufac aborda autismo

publicado: 26/04/2019 18h52, última modificação: 29/04/2019 10h53

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) promoveu, em seu auditório, a primeira exibição do Cine Inclusão, na manhã desta sexta-feira, 26, abordando o autismo, tema de conscientização mundial, lembrado no dia 2 de abril. As sessões acontecerão nas últimas sextas-feiras de cada mês (com exceção do mês de julho por conta do recesso acadêmico) a partir das 8h. 

Os dias de exibição dos filmes estarão de acordo com as datas mundiais sobre deficiências e transtornos mentais, visando promover debates após cada sessão, trazendo experiências do público e quebrando tabus. O objetivo é diminuir as barreiras do preconceito.

“O projeto visa fornecer informações para conscientizar as pessoas e tornar o espaço acadêmico um lugar de aprendizado favorável, pois existe muito estereótipo, o que acaba levando à discriminação”, disse a coordenadora do Cine Inclusão, Jeane Albuquerque.

A primeira sessão trouxe o filme “Temple Grandin” (EUA, 2010; direção: Mick Jackson), cinebiografia da jovem autista Temple Grandin, mostrando sua maneira peculiar de enxergar o mundo, suas habilidades com a área da ciência e a criação de equipamentos, ressaltando sempre que o autismo não foi impedimento para seu desempenho.

O estudante do curso de licenciatura em História, Gabriel Silva, ficou sabendo do Cine Inclusão através de uma amiga e quis participar porque se interessa pelo assunto. Ele ressaltou a iniciativa do NAI. “É muito importante porque nós, enquanto acadêmicos e pessoas que convivem em sociedade, podemos entender como funciona a mente de uma pessoa autista e quebrar esses preconceitos impostos pela sociedade.”

(Khelven Castro e Naylena Chalub, estagiários Ascom/Ufac)