Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Abertura da 8ª Seacom aborda papel da mídia

Abertura da 8ª Seacom aborda papel da mídia

publicado: 04/06/2019 13h53, última modificação: 04/06/2019 13h53

A 8ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom), do curso de Jornalismo da Ufac, teve sua abertura na noite dessa segunda-feira, 3, no anfiteatro Garibaldi Brasil, com a palestra “O Papel da Mídia na Sociedade: Disputa da Hegemonia e Formação da Opinião Pública”. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, 7.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Giselle Lucena, a Seacom abre espaço para debates que inspiram profissionais, alunos e demais participantes. “É um evento importante que faz parte do calendário do curso; sempre gera discussões positivas que nos motivam como profissionais”, disse.

Com o tema “Jornalismo, Ética e Responsabilidade Social”, a semana teve como convidado especial o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Samuel Lima. Ele refletiu sobre abordagens jornalísticas veiculadas pela imprensa nacional; exemplificou impactos da falta de ética e responsabilidade social sobre o público.

Abertura da 8ª Seacom aborda papel da mídia

Além disso, o palestrante abordou premissas jornalísticas como, por exemplo, o bem social, a manutenção da democracia e o esforço para assegurar direitos. Para finalizar, ponderou sobre a importância do cumprimento dos fundamentos do jornalismo e as reflexões que isso pode gerar.

A solenidade de abertura também teve a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Isaac da Silva; do diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, José Dourado de Souza; e da vice-coordenadora de Jornalismo e uma das organizadoras do evento, Tatyana Lima.

(Andressa Mendes, monitora da 8ª Seacom)