Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Aluno cadeirante recebe homenagem póstuma
conteúdo

Notícias

Aluno cadeirante recebe homenagem póstuma

publicado: 29/03/2019 16h02, última modificação: 29/03/2019 16h02

O vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Batista, concedeu o diploma de bacharel em Direito (in memoriam) a Cláudio Alencar do Nascimento, na tarde dessa quinta-feira, 28, no campus-sede. O diploma foi entrega à filha dele, Isabele Bregence do Nascimento, em solenidade que reuniu professores e familiares do homenageado, falecido em 2018. A homenagem foi deliberada pelo Conselho Universitário. 

Cláudio era cadeirante e militante pela acessibilidade e direitos humanos. Concluiu todos os créditos e escreveu a monografia, necessária para a conclusão do curso, porém não teve a oportunidade de apresentar o trabalho.  

“Ele fez um movimento muito importante na Ufac, pela acessibilidade no campus”, lembrou Josimar Batista. “Foi uma luta acatada pela gestão superior; na ocasião, houve a troca do piso de todas as passarelas da Ufac, facilitando a locomoção de cadeirantes e demais pessoas com deficiência.”  

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, Francisco Raimundo Alves Neto, disse que a Ufac fez justiça. “Essa é uma homenagem pertinente, pela inserção de Cláudio na luta e militância pelos direitos humanos, especificamente em relação a acessibilidade nos espaços públicos e institucionais.”

Também participaram da solenidade, a coordenadora do curso de Direito, Jucyane Pontes; a coordenadora de Diplomas e Certificados do Nurca, Alyne Barbosa; o professor Francisco Pereira; a neta de Cláudio, Luna Gabriela do Nascimento Constantino; e seu irmão, professor Claudionor Alencar do Nascimento.