Notícias
Aula de agronomia aborda uso de calçados como vasos
Estimular ideias criativas e sustentáveis para reduzir o lixo e contribuir com o meio ambiente. Foi com esse objetivo que a professora da Ufac, Almecina Balbino, trouxe a coordenadora do projeto EPIs com Flores de Jardim, Rosângela Lima, ao curso de Engenharia Agronômica. Rosângela é engenheira agrônoma e do trabalho; ela desenvolve o projeto no hospital Santa Juliana. EPIs são equipamentos de proteção individual utilizados por trabalhadores.
Durante a atividade, que fez parte da disciplina Arborização e Paisagismo, alunos de Agronomia plantaram mudas, decoraram botas de plástico, transformando material utilizado originalmente como EPIs em vasos ornamentais.
Rosângela conta que a ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda de descarte no hospital. “De repente, nós nos vimos diante de 20 pares de calçados sem condições de uso pelos colaboradores e sabíamos que, se não reutilizássemos, o destino seria a natureza; é um material que leva mais de cem anos para se decompor”, disse.
Segundo ela, o projeto consegue evitar esse impacto ambiental e cria identificação entre colaboradores e usuários do hospital. “Apresentar o projeto na Ufac é maravilhoso, porque significa a possibilidade de fazer a ideia ganhar asas e atingir cada vez mais pessoas.”
Para o acadêmico Christian Brito, a iniciativa serviu de inspiração. “Esse é o tipo de atividade que deixa plantada uma ideia”, destacou. “A partir desse projeto com EPIs, é possível pensar alternativas com utilização de paletes, troncos, garrafas, ouriços etc.”
O projeto EPIs com Flores de Jardim é uma parceria do hospital Santa Juliana com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.