Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Campus Floresta da Ufac expõe cultivares de café clonal

Campus Floresta da Ufac expõe cultivares de café clonal

publicado: 25/04/2019 18h14, última modificação: 30/04/2019 10h46

A Ufac, a Embrapa e o Sebrae realizaram o Dia de Campo: Cultura do Café Clonal na Região do Juruá, na manhã desta quinta-feira, 25, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. O evento apresentou o uso de novas tecnologias para cultivo do café a produtores, estudantes, pesquisadores e empresários.

Foram expostos dez novos cultivares híbridos de café clonal desenvolvidos pela Embrapa Rondônia para a Amazônia, como resultado do cruzamento de plantas de café canéfora dos grupos robusta e conilon. As mudas foram testadas e avaliadas no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou a importância da universidade para o melhoramento da agricultura em todo o Estado. “O desenvolvimento de regiões como o Juruá tem forte contribuição para estudos desenvolvidos em universidades públicas”, disse. “Por isso é tão importante mantê-las fortalecidas.”

Campus Floresta da Ufac expõe cultivares de café clonal

Os testes com café clonal no campus Floresta começaram há dois anos. “Quando vimos nosso vizinho, o Estado de Rondônia, crescendo no cultivo de café, isso nos deu um start e resolvemos trazer o cultivo para o Juruá”, contou o responsável pela condução do experimento em Cruzeiro do Sul, Leonardo Tavella, professor da Ufac. “A cultura do café está forte e crescendo no Juruá.”

O evento também teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), das Prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e do governo do Estado do Acre.