Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Campus Floresta promove 1ª aula de mestrado no Juruá
conteúdo

Notícias

Campus Floresta promove 1ª aula de mestrado no Juruá

publicado: 12/04/2019 15h53, última modificação: 12/04/2019 15h53

A Ufac realizou a primeira aula de um curso de pós-graduação regular do Vale do Juruá. A aula inaugural do mestrado acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens, do campus Floresta, ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 11, na unidade Marechal Cândido Rondon, em Cruzeiro do Sul. 

A reitora da Ufac, Guida Aquino, explicou que a universidade tem buscado atender todas as áreas de conhecimento englobadas nos cursos oferecidos no campus Floresta, com programas de pós-graduação. “Já conseguimos aprovar dois mestrados para Cruzeiro do Sul e vamos lutar para aprovar outros.” 

De acordo com a coordenadora do programa, Maria José da Silva Morais Costa, a implantação do mestrado em Cruzeiro do Sul faz parte do Plano Nacional de Pós-Graduação, concebido em 2010 para orientar a pesquisa e a pós-graduação brasileira no período de 2011 a 2020. Apoia-se, entre outros eixos, na expansão do sistema brasileiro de pós-graduação. 

“Isso implica diretamente na diminuição das assimetrias patentes na educação brasileira”, disse a coordenadora. “O fruto desse movimento é a inclusão de programas de pós-graduação em áreas de interesse nacional e regional, em especial na Amazônia.” 

Durante a cerimônia, professores apresentaram a peça “O Empresário e a Morte”, para mostrar como a vida precisa ser aproveitada. A palestra do pesquisador Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual de São Paulo, encerrou o evento.