Notícias
Encontro sediado na Ufac reúne povos indígenas
A Ufac sedia o 1º Acampamento Terra Livre: Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia. O evento, que reúne 16 povos indígenas do Acre, começou nesta quarta-feira, 24, e se estende até sexta-feira, 26, no auditório do Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) e no Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena, no campus-sede; é realizado simultaneamente com mobilização nacional que ocorre em Brasília.
Com o tema “Sangue Indígena: Nenhuma Gota a Mais!”, o encontro tem o objetivo chamar a atenção da sociedade brasileira para problemas e dificuldades enfrentadas pelos indígenas na conquista de seus direitos.
Para o articulador do acampamento, Francisco Batista, o Terra Livre é importante para comunidades indígenas, pois a atual conjuntura política não as beneficia. “Estamos enfrentando ameaças de perder aquilo que conquistamos; nossas demarcações de terra e legislações que construímos com políticos do passado”, disse. “Não estamos apenas fazendo manifestação, estamos chamando a sociedade para o diálogo.”
A professora Cláudia Marques, do Centro de Educação, Letras e Artes, está envolvida diretamente com o evento. Segundo ela, esta é uma oportunidade para conhecer as lutas dos povos indígenas e apresentar isso à universidade. “É de uma importância imensa para enriquecer nosso conhecimento sobre nós mesmos, sobre o povo brasileiro”, comentou.
A região Norte é a que congrega a maioria dos povos indígenas do Brasil — mais de 34%, 305 etnias e 208 línguas faladas. Cláudia conta que a universidade e toda a educação brasileira têm a obrigação de abordar a história e a cultura dos povos indígenas, um direito assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Ela também destacou que o evento nacional é a maior assembleia de povos indígenas do Brasil; é onde eles se reúnem para discutir seus problemas e conflitos, chamando a atenção das autoridades. A 1ª edição foi realizada em 2004; esta é a 15ª vez que o encontro ocorre em Brasília.
(Jéssica Linhares, estagiária Ascom/Ufac)