Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Grupos PET da região Norte se reúnem na Ufac

Grupos PET da região Norte se reúnem na Ufac

publicado: 25/04/2019 18h04, última modificação: 25/04/2019 18h07

Com o tema “PET 40 Anos de Integração e Resistência: Fortalecimento dos Grupos PET da Região Norte”, teve início nesta quinta-feira, 25, a 6ª edição do Encontro Regional dos Grupos PET da Região Norte (Nortepet). As atividades seguem até amanhã, 26, no anfiteatro Garibaldi Brasil.

Criado em 1979, como Programa Especial de Treinamento, o Programa de Educação Tutorial (PET) tem como finalidade propiciar a grupos de estudantes universitários a experiência tutorial de complementação da formação acadêmica. Na prática, os grupos representam um modelo de projeto pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Fui aluno petiano e sei a importância que esse projeto tem para o fortalecimento do tripé da universidade, que é ensino, pesquisa e extensão”, pontuou o reitor em exercício, Josimar Batista. “Programas como o PET, assim como o Pibid e o Pibic, solidificam a universidade e auxiliam no desenvolvimento da carreira dos alunos que chegam ao mercado de trabalho mais preparados.”

Realizado anualmente, o Nortepet tem como objetivo a integração dos mais de 60 grupos pertencentes à região mais ocidental do país, com o intuito de divulgar e difundir os trabalhos e experimentos realizados por esses grupos.

Ao longo do evento serão discutidas temáticas relacionadas ao programa, versando sobre a atual conjuntura e a perspectiva para o futuro. Além disso, os grupos de discussões e trabalho darão ênfase a tópicos específicos de funcionamento do PET, objetivando um melhor desempenho contínuo e gradativo.

“Que esses dois dias de trabalho sejam muito profícuos e que funcionem, de fato, como um momento de reflexão não só do grupo PET e do programa como um todo, mas em especial que essa união do momento possa nos manter juntos e fortalecidos, tendo em vista os ataques que recebemos em relação à universidade pública e aos programas de formação”, disse o coordenador do evento, José Aldo.

Na Ufac, existem hoje nove PETs em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de conexões de saberes: Matemática, comunidades quilombolas e comunidades do campo e comunidades indígenas.

Para a palestra de abertura do evento, “O Programa de Educação Tutorial na Atual Conjuntura Nacional: Desafios Local, Regional e Nacional”, a convidada foi a vice-presidente da Comissão Executiva Nacional do PET, Simone Wagner. Nesta sexta-feira, 26, será a vez da mesa-redonda “PET 40 Anos de Integração e Resistência”, com o tutor egresso do PET Farmácia Unesp/Araraquara, João Aristeu.