Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Mestrado Ciflor reúne-se com parceiros do Paraná

Mestrado Ciflor reúne-se com parceiros do Paraná

publicado: 16/04/2019 17h01, última modificação: 16/04/2019 17h01

O mestrado em Ciência Florestal (Ciflor) da Ufac recebe esta semana os coordenadores dos programas de pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Durante três dias, as equipes vão discutir ações e estratégias futuras para cumprimento do acordo de cooperação firmado entres as instituições.

Além da participação na rodada de reuniões estratégicas, os coordenadores fazem visita à floresta estatual do Antimary nesta terça-feira, 16, e participam de palestras com estudantes do programa acreano nesta quarta-feira, 17. Entre os objetivos da parceria, está o aumento da produtividade acadêmica e a consolidação do mestrado Ciflor, através da combinação de recursos humanos e infraestrutura dos programas envolvidos.

A parceria entre as instituições é resultado do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes), por meio do projeto Formação de Recursos Humanos em Tecnologias para o Manejo de Florestas Nativa e Plantada na Amazônia, coordenado pelo professor Thiago Cunha, da Ufac.

“Para apoiar as metas do programa, o mestrado Ciflor tem disponível recurso financeiro e bolsas para realização de intercâmbio de discentes de mestrado e docentes entre as instituições, bem como apoio financeiro para manutenção de projetos de pesquisa em andamento no Ciflor”, afirmou Cunha.

Os temas de pesquisa que nortearão os próximos quatro anos de parceria são: geotecnologias aplicadas ao manejo florestal; monitoramento de biomassa e carbono florestal; sistemas agroflorestais potenciais para a recuperação florestal de áreas degradadas e alteradas; produção de mudas de espécies florestais para a recuperação de áreas degradadas e alteradas; monitoramento do balanço hidrológico florestal em áreas de manejo florestal e recuperação; e manejo florestal para produção de madeira em diferentes tipologias florestais.