Notícias
Mestrado em Ciências Ambientais realiza 1ª aula
O mestrado em Ciências Ambientais do campus Floresta da Ufac teve aula inaugural realizada na sexta-feira, 12, em Cruzeiro do Sul, com a presença de várias autoridades da instituição.
“Esse campus é especial; tudo que idealizamos para este lugar acontece. Mas acontece por causa da dedicação de vocês, pela simplicidade e pelo trabalho coletivo”, disse a reitora Guida Aquino aos presentes na solenidade. Ela também se referiu ao momento difícil da educação no país e aos cortes a que as universidades estão sendo submetidas.
O coordenador do novo mestrado, professor Everton Ortiz, comentou as dificuldades de se instalar o projeto, mas que agora a universidade poderá receber a primeira turma. “Foi uma grande conquista, após um longo e árduo trabalho”, destacou. Segundo ele, mesmo diante de um cenário complexo, com diferentes professores, atores e alunos, estará disponível para colaborar com todas as ações da universidade.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, contou que acompanha o projeto desde o início e deixou claro que dará todo o apoio necessário para que ele ocorra, contribuindo para a formação de bons profissionais. “Aqui tudo o que plantar dá”, opinou. “Esse mestrado vai ser mais uma plantinha, que vai crescer e dar belos frutos, e nós vamos realmente usar esses frutos em nosso benefício.”
O mestrado é uma sequência da formação acadêmica que o aluno recebe após a graduação; com sua conclusão o graduado recebe o título de mestre. O curso é concedido por uma instituição, geralmente uma universidade; na maioria das vezes dura em média de dois a cinco anos. Para a conclusão do curso, o aspirante a mestre deve apresentar uma dissertação na área de sua especialização, com afinidade ao tema escolhido; a dissertação final é apresentada para uma banca de avaliadores, composta por professores que avaliarão o desempenho do aluno.
(Tiago Alves, estagiário Ascom/Ufac)