Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Professores do CAP publicam em revista de Portugal

Professores do CAP publicam em revista de Portugal

publicado: 21/02/2019 16h09, última modificação: 21/02/2019 16h09

Os professores do Colégio de Aplicação (CAP), Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio, de Português, e Reginâmio Bonifácio de Lima, de História, publicaram artigo na revista portuguesa “Anais de História de Além-Mar” (vol. 19). O trabalho, intitulado “A Corte Portuguesa no Brasil: O Sistema de Aposentadorias nas Tramas da História e do Jornal ‘Correio Braziliense’ (1808-1821)”, tem coautoria do aluno Lucas Gomes do Vale, de licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O artigo aborda as aposentadorias no período joanino. “O assunto em voga, as aposentadorias, passados mais de 200 anos da transferência da família real portuguesa para o Brasil, ainda não foi aprofundadamente estudado em nosso país”, destaca Reginâmio. “É preciso expandir as fronteiras do fazer histórico, transpor as barreiras do bairrismo e nos permitir debruçar sobre temas que se façam necessários, seja pela presentificação do passado ou pelas territorialidades convexas, caminhando para além de homogeneizações tergiversantes”.

Iracilda conta que a maioria dos trabalhos sobre a Corte Portuguesa no Brasil trata apenas das mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro ou das estratificações ocorridas por causa da sua chegada. “Tivemos a oportunidade de verificar nas bases de dados do Brasil, de Portugal e outros países e percebemos que são raros os trabalhos específicos sobre o assunto.”

Para Lucas Gomes do Vale, o estudo merece aprofundamento. “Descobrimos apenas a ponta do iceberg”, relata. “Pretendemos aprofundar o assunto em uma pesquisa de mestrado.”

A revista “Anais de História de Além-Mar” é uma publicação do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores.