Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Projeto sobre dengue é realizado no campus-sede

Projeto sobre dengue é realizado no campus-sede

publicado: 29/04/2019 13h59, última modificação: 29/04/2019 14h36

O curso de Saúde Coletiva, o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) realizam o projeto Ufac: Sigamos Junt@s contra o ‘Aedes aegypti’, durante o mês de abril, visando orientar a comunidade acadêmica sobre prevenção e cuidado no combate ao mosquito da dengue. Nesta segunda-feira, 29, ocorre, no Restaurante Universitário, uma exposição com todas as fases do ‘Aedes aegypti’, mostrando a evolução do mosquito desde o início.

O projeto iniciou sua 1ª edição em novembro de 2018; nesta 2ª edição realizou diversas atividades, coletando dados para elaborar um relatório que será entregue à Reitoria da Ufac e à Prefeitura de Rio Branco, para que seja providenciada uma brigada sanitária contra a dengue no campus-sede.

Projeto sobre dengue é realizado no campus-sede da Ufac

Foram realizadas palestras, uma volta de ônibus pelo campus, panfletagem pela Ufac e procura de larvas do mosquito. “A universidade é muito frequentada, não só pela comunidade acadêmica”, disse a professora de Saúde Coletiva, Rosélia Erlich. “Qualquer pessoa, mesmo permanecendo por pouco tempo no campus, pode ser contaminada pelo vírus.”

Durante a campanha, alunos de Saúde Coletiva realizaram um levantamento do território da universidade, verificando locais que são propícios ao desenvolvimento de larvas. “Participando do projeto, temos um conhecimento que vai contribuir muito para nossa vida, não só como futuros gestores de saúde coletiva, mas como membros da comunidade”, comentou a aluna Francisca das Chagas.

(Raissa Marcelino e Tiago Alves, estagiários Ascom/Ufac)