Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > PZ da Ufac participa das Caravanas da Agroecologia
conteúdo

Notícias

PZ da Ufac participa das Caravanas da Agroecologia

publicado: 21/06/2019 08h37, última modificação: 21/06/2019 08h37

O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac participou das Caravanas da Agroecologia, que percorreram os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Assis Brasil e Boca do Acre (AM), entre 8 e 15 de junho, difundindo os princípios da agroecologia e promovendo troca de experiências com comunidades tradicionais. As caravanas contaram com a participação de mais de 300 integrantes, entre indígenas, extrativistas, agricultores familiares, técnicos, comunicadores, artistas e estudantes.

O coordenador das atividades de agroecologia do PZ, Nilson Alves Brilhante, participou da caravana de Boca do Acre, na terra indígena Camicuã, entre os dias 8 e 11. “Nesse período pudemos verificar atividades e entrelaços entre comunidades indígenas e outras comunidades tradicionais, trocando experiências e observando o que está sendo feito em relação à agroecologia”, disse. Na ocasião, os indígenas apresentaram sua cultura em forma de danças e apresentação de artesanatos.

Brilhante lembra que são desenvolvidos trabalhos de plantio naquela comunidade indígena desde os anos 1990, quando a aldeia era desprovida de espécies vegetais; hoje se encontra no meio de uma agrofloresta. “Também trabalhamos com abelhas nativas, sem ferrão. Acredito que estamos no caminho correto. Precisamos ampliar essas metodologias alternativas, visando sempre à melhoria na qualidade de vida no sentido da alimentação e da saúde daquelas comunidades.”

A programação de encerramento do evento, no sábado, 15, no Centro de Formação dos Povos da Floresta da Comissão Pró-Índio do Acre, contou com mesa-redonda, instalações pedagógicas, apresentações artísticas, grupos de trabalho e feira de alimentos, além de encontro entre jovens e troca de sementes. Na ocasião, cada caravana apresentou seus resultados, que serão reproduzidos em vídeo e disponibilizados para toda a comunidade acadêmica e externa.