Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Tese de professora da Ufac é premiada pela SBMAC

Tese de professora da Ufac é premiada pela SBMAC

publicado: 25/06/2019 17h34, última modificação: 25/06/2019 17h34

A professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Ufac, Daiana dos Santos Viana, teve sua tese de doutorado “Condições de Otimalidade para Otimização Cônica” premiada como melhor tese pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). A cerimônia de premiação ocorre em 16 de setembro, no primeiro dia do 39º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, na Universidade Federal de Uberlândia.

Professora adjunta no CCET, Daiana possui doutorado em Matemática Aplicada pela Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Quioto, no Japão. Suas pesquisas são na área de otimização cônica não linear, em matemática aplicada. O trabalho premiado será apresentado como palestra plenária no congresso.

O principal artigo da tese foi publicado na revista “Mathematical Programming”, uma das principais revistas da área de otimização, que lida com o problema de encontrar valores para variáveis ou incógnitas que, dentre todos aqueles valores que satisfazem um conjunto dado de restrições, minimizam (ou maximizam) uma função objetivo predefinida.

“Neste trabalho estudamos uma classe de problemas de otimização (otimização semidefinida), em que as restrições são definidas por funções matriciais. Esses problemas têm aplicações em diversas áreas das ciências e engenharias. Propusemos um algoritmo para resolver esse problema com resultados teóricos mais robustos do que os até então encontrados na literatura. Esse algoritmo foi aplicado ao problema de cobrir um objeto bi ou tridimensional com um número fixo de discos ou bolas de menor tamanho possível”, explicou a professora.

A SBMAC premia trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica. A tese de Daiana foi orientada por Gabriel Haeser.