Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Ufac cria bacharelado em Física para início em 2020

Ufac cria bacharelado em Física para início em 2020

publicado: 27/03/2019 14h40, última modificação: 27/03/2019 14h40

A Universidade Federal do Acre (Ufac) criou o curso de bacharelado em Física, com ênfase em geofísica, o qual iniciará em 2020, disponibilizando 20 vagas, enquanto o curso de licenciatura em Física disponibiliza 35 vagas. A forma de ingresso é única para ambos os cursos, mediante área básica de ingresso, com 55 vagas anuais via Enem/Sisu. Após cursar o segundo semestre, o aluno optará por qual modalidade seguir: bacharelado ou licenciatura.

Segundo o coordenador do curso de Física, Romero Pinheiro, o bacharelado será composto por um núcleo comum, com disciplinas da licenciatura, e por um núcleo profissionalizante específico, que define a formação do físico bacharel. “O profissional formado no bacharelado poderá atuar tanto como pesquisador quanto como geofísico”, disse. “Esse curso representa um passo significante para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Acre e região.”

A atuação do bacharel em Física abrange empresas de prospecção de minérios e hidrocarbonetos, para avaliação e prevenção de desastres ambientais, busca de reservatórios de água, desenvolvimento de formas não convencionais de geração de energia e sísmica; em institutos de pesquisa focados na compreensão dos fenômenos físicos e em universidades.

A criação do bacharelado em Física contou com a colaboração da Sociedade de Engenheiros de Petróleo, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, Observatório Nacional e Universidade Federal Fluminense.