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Ufac dispõe de serviço de Ouvidoria para o cidadão

publicado: 23/04/2019 08h53, última modificação: 23/04/2019 15h21

A Ouvidoria da Ufac, fundada em 2013, atua como agente fortalecedor dos direitos dos cidadãos. Deve ser procurada sempre que o interessado nos serviços prestados pela Ufac não obtiver algum tipo de informação ou atendimento de forma plena e satisfatória.

Qualquer cidadão pode procurar o serviço. “Quando a pessoa percebe um fato relevante, ela tem todo o direito de reclamar; nós recebemos e fazemos a triagem, encaminhando-a para a unidade gestora que julgarmos ser de direito dar a resposta”, diz o ouvidor da Ufac, Mizael Fernandes de Oliveira Neto. “A Ouvidoria não tem o poder de ser imediata, nem de caráter punitivo, mas tentamos conscientizar os colegas sobre um possível caráter punitivo de um eventual não cumprimento de um dever ou um equívoco.” 

A Ouvidoria possui um sistema gerido pela Controladoria Geral da União (CGU). Para facilitar o processo, a denúncia tem que ser feita mediante documentação, com nome, e-mail e provas contundentes que façam o processo prosperar. Quando possível, os usuários do Sistema de Informação ao Cidadão e da Ouvidoria devem registrar suas solicitações preferencialmente pelos canais eletrônicos sistema.ouvidorias.gov.br, e-mail ouvidoria@ufac.br e pelo telefone (68) 3229-4565. 

As demandas chegam via internet através de manifestações como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. No site da Ufac e da CGU, existem links para o solicitante registrar sua necessidade de maneira sistematizada.

Composta por uma equipe de quatro pessoas dividida em dois turnos, a Ouvidoria funciona de maneira ininterrupta, das 7h às 19h, e está localizada no Centro de Convivência da Ufac. As atribuições da Ouvidoria estão previstas nos artigos 111 e 112 do Regimento Geral da Ufac. 

(Tiago Alves, estagiário Ascom/Ufac)