Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Ufac entrega kits estudantis a alunos do Parfor
conteúdo

Notícias

Ufac entrega kits estudantis a alunos do Parfor

publicado: 18/02/2019 15h19, última modificação: 18/02/2019 15h19

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, entregou kits com material escolar para alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), nos municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, na quinta-feira passada, 14, e Cruzeiro do Sul, na sexta-feira, 15. Cada kit contém camiseta da Ufac, bolsa, squeeze, pen-drive, caderno, caneta, lápis, régua e borracha. 

O Parfor tem o objetivo de induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que eles possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Guida Aquino salientou a necessidade de programas como esse. “Auxilia pessoas de todo o Estado; mostra que a Ufac é importante para o Acre e, por isso, lutamos para mantê-la sempre pública e de qualidade.” 

O coordenador do programa na Ufac é o professor Mark Clark Assen de Carvalho. “O Parfor é pensado para promover o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede”, destacou.

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, participou da entrega dos kits. “Docentes dos campi da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul também percorrem o Estado pelo Parfor”, disse. “Alunos desse programa são tratados com zelo e carinho, assim como todos os alunos da Ufac.” 

Na maioria dos casos, o Parfor, por meio da Ufac, é a única possibilidade para que professores de zonas rurais, aldeias indígenas e municípios isolados possam ter educação de nível superior. É o que destacou a professora do Parfor em Marechal Thaumaturgo, Solange Albuquerque. “Esses profissionais enfrentam grandes desafios para estudar; eles vêm de longe, enfrentando muitas horas de barco.”

Professora na zona rural de Marechal Thaumaturgo, Luana França da Silva viaja mais de seis horas de barco para chegar até a escola onde participa das aulas do Parfor, acompanhada do filho de um mês de idade e do marido. Como não é possível voltar para casa no mesmo dia, ficam hospedados em casa de parentes ou amigos até a conclusão dos módulos ofertados pelo programa. 

“Como somos de contrato provisório, nossos salários só vão até dezembro. Então, como a maioria dos professores da zona rural, ficamos sem dinheiro até o reinício das aulas”, contou. “Essa é a realidade e a luta dos alunos do Parfor; a Ufac é a única parceira que temos nessa batalha para garantir o nível superior e levar educação para o interior do Acre.”