Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Ufac inaugura Pista de Atletismo de Alto Rendimento
conteúdo

Notícias

Ufac inaugura Pista de Atletismo de Alto Rendimento

publicado: 29/03/2019 16h03, última modificação: 29/03/2019 17h18
ASCOM

O esporte no Acre conta com uma nova estrutura. Inaugurada nesta sexta-feira, 29, a Pista de Atletismo de Alto Rendimento da Universidade Federal do Acre (Ufac), no campus-sede, vai atender, além da comunidade acadêmica, atletas de diferentes modalidades, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A pista é a primeira do Acre a obedecer padrões internacionais, respeitando as marcações oficiais recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. Pode atender modalidades como corrida; salto em altura, em distância e triplo; lançamento de dardo, de martelo e de disco; além de arremesso de peso. Foi construída em área de 6.615 metros quadrados; possui oito raias de 400 metros cada e está apta a buscar a certificação internacional Classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo. 

“Os acreanos passarão a praticar o atletismo numa pista com a mesma qualidade daquelas que são usadas pelos melhores atletas do mundo”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino. “A inauguração dessa pista é um marco para o Estado do Acre, na área do esporte e no âmbito da educação, em seu sentido integral.”

Para o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, presente na solenidade, a pista representa um espaço público de incentivo ao atletismo, colocando a universidade em lugar de destaque no desenvolvimento do esporte no Estado. “Quero manter uma grande parceria com a Ufac e consolidar laços”, contou. “Não é a Ufac que precisa do Estado; é o Estado que precisa da Ufac, e também do Ifac [Instituto Federal do Acre], instituições fundamentais para o desenvolvimento do Acre.” 

Segundo a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, o novo espaço serve para que pessoas de todas as origens demonstrarem suas capacidades e talentos. “Rio Branco recebe essa obra como uma das mais importantes dos últimos tempos, à medida que visa criar condições para que nossos jovens, de forma estreita com a educação superior, busquem desenvolver seus talentos”, comentou. “A Ufac faz benfeitorias que não ficam restritas a seus muros.” 

A pista recebeu o nome João Nascimento Pinheiro, ex-aluno e atleta da Ufac. A construção do espaço é fruto de um convênio da Ufac com o Ministério do Esporte e integra o projeto estratégico denominado Ufac-20. 

Oportunidades

A reitora Guida Aquino destacou a associação da infraestrutura da pista com o ensino. “É uma importante obra que integra o complexo esportivo da Ufac, contribuindo para o processo de educação pelo esporte, de formação e qualificação da educação física e da saúde.”

A expectativa da coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física, Norma Tinoco, é de aumentar o rendimento e a motivação dos estudantes e atletas da área para participação em grandes competições. “A inauguração desse novo aparelho esportivo é a realização de um sonho de professores, acadêmicos e atletas”, ressaltou. “Através do esporte, ganha a Ufac, a educação, o município, o Estado e, principalmente, ganha a população.” 

Para o coordenador do curso de bacharelado em Educação Física, José Reinaldo Cajado, a utilização do espaço é mais uma responsabilidade assumida. “Nossa expectativa é poder movimentar esse espaço durante aulas práticas de atletismo, que eram desenvolvidas em espaços improvisados, além de integrar a comunidade externa.” 

Estudante do 3º período de bacharelado em Educação Física e paratleta desde 2016, Zaqueu Rocha comemorou a entrega do novo espaço. “A pista é um divisor de águas. Alcançamos, com pouca estrutura, um patamar no atletismo; a partir de agora temos condições de competir de igual para igual”, opinou. “Além disso, nós, alunos, vamos poder executar o que aprendemos em sala de aula e desenvolver projetos para atender a comunidade. Sem dúvida, é um novo momento para o esporte no Estado.”

 

Medalhista olímpico 

A inauguração da Pista de Atletismo de Alto Rendimento da Ufac foi marcada por uma competição simbólica, que contou com a participação do atleta olímpico Sandro Ricardo Rodrigues Viana. Natural do Amazonas, o atleta iniciou sua carreira em 2001, em Manaus. Ganhou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011, além de medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008). 

“Eu sei, na pele, o diferencial que uma pista de atletismo pode proporcionar à carreira de um atleta, o de praticar um esporte de maneira correta e não improvisada. Eu estava na inauguração da Vila Olímpica de Manaus quando ainda era criança e, oito anos depois, estava nos Jogos Olímpicos”, relatou. “Tenho certeza que, com essa ferramenta, novos talentos serão descobertos no Acre e poderão representar nossa região nacional e internacionalmente.”

Além de Sandro, participaram da competição de inauguração os atletas Juriel Costa, David de Oliveira, Francisco Neto, Artur Costa, Paulo Sérgio e Matheus Lima.

Inauguração da Pista de Atletismo