Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Ufac inicia elaboração do PDI para 2020-2024

Ufac inicia elaboração do PDI para 2020-2024

publicado: 17/06/2019 10h45, última modificação: 17/06/2019 10h45

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), iniciou suas atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2020-2024. O documento é uma exigência do governo federal para instituições federais de ensino superior; consiste em plano tático contendo políticas e ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, organização administrativa, infraestrutura e orçamento da universidade para os próximos cinco anos.

A elaboração do PDI ocorre em etapas e devem contar com a participação das comunidades acadêmica e externa. Docentes, discentes, técnico-administrativos e a comunidade em geral podem colaborar com sugestões a serem enviadas pelo site do plano. Além da contribuição por eixo temático, o site informará as etapas do plano, a programação de eventos e os documentos de base.

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, destacou a importância da participação de todos na elaboração do plano. “Quanto mais houver participação, mais vamos conseguir colocar no papel os anseios da comunidade”, disse. “Estamos elaborando um plano pé no chão, com ações factíveis e audaciosas, mas possíveis de se realizar com ajuda de recursos extras, como emendas parlamentares, por exemplo.”

Hid lembrou que, atualmente, a administração pública federal funciona em vigor da emenda constitucional n.º 95/2016, que tem como objetivo estabelecer o teto com o gasto público federal, e os reflexos estão sendo sentidos pela Ufac. “O cenário atual é diferente daquele da elaboração do PDI anterior”, comparou. “Hoje estamos trabalhando com redução drástica em nosso orçamento para ações de custeio e investimentos.”

Entre as atividades previstas na construção do plano está a realização do ciclo acadêmico, com elaboração de propostas de políticas e metas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. No ciclo administrativo serão apresentadas propostas de unidades integradoras, gestão de pessoas, organização administrativa, autoavaliação e bibliotecas. Ao final dos ciclos, as propostas serão apresentadas em seminários. Isso deve acontecer até o final de setembro deste ano.

Durante os meses de agosto e setembro acontece o ciclo de infraestrutura física e instalações, com foco nos avanços e necessidades da Ufac na área, para os próximos anos. Em outubro o plano terá as informações sistematizadas e será formatado para apresentação e aprovação no Conselho Universitário (Consu) da Ufac, em novembro. Após ser aprovado pelo Consu, o plano é enviado ao Ministério da Educação para registro no órgão.