Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2019 > Ufac realiza plenária sobre impacto de bloqueio no orçamento

Ufac realiza plenária sobre impacto de bloqueio no orçamento

publicado: 07/05/2019 16h25, última modificação: 07/05/2019 16h29

Estudantes, técnico-administrativos e professores da Ufac participaram na manhã desta terça-feira, 7, de uma plenária geral que discutiu o impacto do corte anunciado de 30% do orçamento da instituição. Se mantida, a decisão do Governo Federal inviabilizará o segundo semestre letivo da única universidade pública do Acre.

“Caso não haja um recuo do Governo Federal, a Ufac não terá estrutura básica para iniciar o segundo semestre. Serviços básicos como manutenção, energia elétrica, limpeza e segurança sofrerão impacto direto com a medida”, alertou a reitora da Ufac, professora Guida Aquino. “Sem o básico, professores e alunos perdem condições de ensino-aprendizagem e as pesquisas também ficam suspensas”, alertou a reitora que na próximaquinta-feira, 16, participa de uma reunião em Brasília marcada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Para o vice-reitor da Ufac, professor Josimar Batista, o cenário atual exige esforço coletivo e disposição para luta. “Esse é um momento que requer união. Seja das universidades e institutos federais, seja das bancadas federal, estadual e municipal, seja da sociedade. O risco do não funcionamento da Ufac, a partir do segundo semestre, é real e o prejuízo para o Estado do Acre seria imensurável. Precisamos unir forças e articular estratégias de resistência coletiva”.

A acadêmica do primeiro período do curso de Geografia, Larissa de Castelo, também acredita no poder na união e avalia que seja necessário vencer barreiras politico-ideológicas. “Não importa quem votou em partido ‘a’ ou partido ‘b’. A luta em defesa da universidade é maior que isso. Ela precisa ser diária e de maneira coletiva. Não deve ser uma luta apenas por quem está aqui, mas também por quem ainda sonha em entrar”.

Ufac realiza plenária sobre impacto de bloqueio no orçamento

Bloqueio na Ufac

Hoje, segundo o pró-reitor de planejamento, Alexandre Hid, do total de R$ 43,6 milhões previstos para todo o ano, consta identificado no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) o bloqueio de R$ 13,1 milhões. Divididos da seguinte forma:

- R$ 1. 599.018 (9,62%) -> para ações carimbadas (Ex: fomento a ações de ensino, pesquisa e extensão; PASEP; capacitação de servidores)

- R$ 11. 508.455 (42,52%) -> para ações discricionárias (Ex: contratos para vigilância, limpeza, manutenção predial e estagiários; bolsas de iniciação científica, monitoria, extensão; passagens e diárias; cursos e concursos)

“As ações discricionárias são aquelas que fazem com que a universidade se mantenha e sobre elas, aqui na UFAc, estão previstos quase 50% de corte do investimento total previsto. Embora se esteja divulgando um corte de 30%, que é o valor da média total, quando você detalha os números, vê que o corte atingirá, na verdade, o eixo central de funcionamento da universidade. Com esse horizonte de bloqueio, não é possível negociar nada. Nenhuma instituição vai conseguir funcionar. Trata-se de uma medida extremamente cruel”, afirmou o pró-reitor durante apresentação do orçamento para a comunidade acadêmica presente.