Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Comunicados e Informes > Comunicado: Reitoria

padrao

Comunicado: Reitoria

Sobre a política de expansão e implantação do curso de Medicina
publicado: 28/02/2018 09h02, última modificação: 28/02/2018 09h06

A Universidade Federal do Acre (Ufac), ao longo de mais de 50 anos de história, vem desenvolvendo diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos municípios do interior do Estado, contribuindo para a formação de profissionais em diversas áreas.

Essa política de expansão sempre foi uma das prioridades e marcas da política da instituição. Apenas como exemplo, no momento, a Ufac está em 19 dos 22 municípios acreanos, seja ofertando cursos, seja desenvolvendo outras atividades acadêmicas.

Para a criação de um curso na Ufac, deve-se cumprir protocolo no âmbito interno da instituição e, posteriormente, no campo externo, junto ao Ministério da Educação (MEC). A implantação de um curso de Medicina no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, objeto de especulações maliciosas no meio político, foi definida como uma das estratégicas da universidade em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019.

Antecipando-se às discussões nas instâncias internas, a Ufac protocolou, junto ao MEC, em junho de 2014, documento que, entre outras coisas, solicitava vagas para lotação de docentes e técnico-administrativos na graduação de Medicina no Juruá. Com esse protocolo, a Ufac buscou iniciar um diálogo com o MEC, almejando a assinatura de um acordo com vistas à criação do curso.

A Ufac preza por sua política de expansão universitária, com a finalidade de atender aos interesses públicos e contribuir com a edificação da sociedade.