Notícias
NOTA DE REPÚDIO - Colegiado do curso de Licenciatura em História
À INTENÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO DE COMEMORAR OS CINQUENTA E CINCO ANOS DO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964
Em Reunião ordinária, ocorrida em 26 de março de 2019, o Colegiado do Curso de Licenciatura em História decidiu manifestar seu completo repúdio, a ideia do governo Bolsonaro de encomendar as forças armadas que comemorem o “aniversário” do golpe civil-militar de 1964.
Para nós historiadores/as, essa atitude é desrespeitosa e descabida. A ditadura civil-militar que assolou o Brasil por mais de vinte anos, se caracterizou como um período de extrema violência física e psicológica, onde a prática das torturas vis e degradantes atingiam padres, mulheres, indígenas, crianças, público LGBT, professore/as, artistas, sindicalistas, além do fechamento do Congresso Nacional e da quebra da Ordem Constitucional.
Ao contrário de outros países, que viveram essa nefasta experiência, no Brasil, os responsáveis pelas atrocidades cometidas contra nosso povo nunca foram punidos, constituindo uma herança nefasta de impunidade e legitimação de condutas tidas por organismos internacionais como crimes de lesa-humanidade e que não prescrevem.
Nesse sentido, entendemos como inoportuna e inadequada qualquer comemoração a uma data que só deve ser lembrada para que não se repita. Ditadura, de qualquer forma, tem que ser repudiada e não comemorada.
Colegiado do curso de Licenciatura em História
Coordenação do curso de Licenciatura em História