Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Comunicados e Informes > Nota de repúdio: Consu

Nota de repúdio: Consu

publicado: 31/07/2018 12h51, última modificação: 31/07/2018 12h51

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Acre (Ufac) vem repudiar a atitude do discente que invadiu sala de aula do curso de Jornalismo, no dia 25 de julho, no momento em que o professor Milton Chamarelli se encontrava em pleno exercício de suas funções acadêmicas.

Os fatos estão sendo apurados em processos administrativos, nos quais as partes envolvidas terão oportunidade de se manifestar, sendo-lhes garantidos a ampla defesa e o contraditório, princípios constitucionais corolários do devido processo legal, visando ao julgamento justo e imparcial a que todos têm direito.

Sabe-se que a universidade é o ambiente natural das mais diversas manifestações. Contudo, não se toleram tentativas de fazer valer suas convicções fora dos trâmites legais, mediante violência, seja esta física ou moral; constrangimentos, ameaças ou coação, entre outras condutas ilícitas.

Nossa sociedade precisa se conscientizar de que os conflitos devem ser dirimidos por meio de diálogo e debate de ideias; por meio de conciliações e, quando não possível, por meio do processo apropriado.  Se há discordâncias, há tramites processuais adequados para apresentá-las.

Nesse contexto, é preciso esclarecer que a sala de aula é o lugar no qual o professor exerce, com liberdade de cátedra, suas funções. Ninguém pode adentrá-la sem sua autorização, muito menos para lhe proferir acusações e agressões.

Toda a comunidade universitária está submetida ao Estatuto e Regimento Interno da Ufac, que impõem a todos o dever de respeito, ética e urbanidade, em suas diversas atividades. É assim que alunos, professores e técnico-administrativos devem atuar, na certeza de que a Ufac não aceitará conduta diversa.