Centro de Antropologia vai ser construído na Ufac
Ao custo total de R$ 2,7 milhões a Universidade Federal do Acre (Ufac) começará nas próximas semanas a construção do Centro de Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental. Edital neste sentido foi assinado na tarde da última quinta-feira pelo reitor da instituição, paleontólogo Jonas Pereira de Sousa Filho.
De acordo com o projeto, sob coordenação do doutor Jacó César Piccoli, “as populações tradicionais indígenas da região Juruá-Purus constituirão o centro das atenções e preocupações desta experiência, considerando-as protagonistas ativas e participantes do processo de construção de uma nova mentalidade e de uma nova realidade sociocultural para as sociedades indígenas da Amazônia”.
Para o reitor Jonas Filho a idéia de construir e, efetivamente, botar para funcionar um centro desse porte, é um avanço para a academia, pois “representa a possibilidade de uma estreita aliança entre a Ufac e os povos da Amazônia Ocidental Brasileira, cujas reivindicação para uma ação institucional vem sendo apresentadas desde a década de setenta”.
Além da Ufac, mais três instituições estão envolvidas no projeto: Fundação Nacional do Índio, União das Nações Indígenas do Acre e do Sul do Amazonas e Instituto de Meio Ambiente do Acre.