Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Centro de Antropologia vai ser construído na Ufac

Centro de Antropologia vai ser construído na Ufac

por petrolitano publicado 31/10/2011 15h00, última modificação 31/10/2011 15h00
Jornal Página 20, 21/04/2001

Ao custo total de R$ 2,7 milhões  a Universidade Federal do Acre (Ufac) começará nas próximas semanas a construção  do Centro de Antropologia Indígena  da Amazônia  Ocidental. Edital neste sentido foi assinado na tarde da última quinta-feira pelo reitor da instituição,  paleontólogo Jonas Pereira de Sousa Filho.

De acordo com o projeto, sob coordenação do doutor Jacó César Piccoli, “as populações tradicionais indígenas da região Juruá-Purus constituirão o centro das atenções e preocupações desta experiência, considerando-as protagonistas  ativas e participantes do processo de construção  de uma nova mentalidade e de uma nova realidade sociocultural para as sociedades indígenas da Amazônia”.

Para o reitor Jonas Filho a idéia de construir  e, efetivamente, botar para funcionar  um centro desse porte, é um avanço para a academia, pois “representa a possibilidade de uma estreita aliança entre a Ufac e os povos da Amazônia  Ocidental  Brasileira, cujas reivindicação  para uma ação institucional vem sendo apresentadas desde a década de setenta”.

Além da Ufac, mais três instituições estão envolvidas no projeto: Fundação Nacional do Índio, União das Nações  Indígenas  do Acre  e do Sul do Amazonas e Instituto de Meio Ambiente do Acre.