Acre terá Fundo de Ciência e Tecnologia em 2002
O deputado estadual Ronald Polanco (PT) esteve reunido terça-feira à tarde com técnicos e pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), Embrapa, Funtac, além empresários ligados à Federação das Indústrias do Acre (Fieac) para discutir a implantação de 2002 do Fundo de Ciência e Tecnologia do Estado.
O Fundo foi aprovado pela Assembléia Legislativa e vai garantir R$ 550 mil por ano a ser investido na área de ciência e tecnologia, através de uma fundação, a exemplo do que acontece hoje em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Durante todo o mês de janeiro os pesquisadores farão reuniões setorizadas para organizar um grande Congresso de Ciência e Tecnologia no Estado, para discutir a implantação da nova lei e a criação da Fundação que irá gerir os recursos.
"Há uma eminente necessidade de investimentos não apenas em ciência e tecnologia, mas na capacitação dos profissionais que atuam no setor. Muitas vezes empresas e instituições que atuam no setor deixam de receber recursos por falta de mestres e doutores nos seus quadros e por isso também estamos trabalhando para que parte desses recursos seja alocada em apoio à capacitação profissional", disse Ronald Polanco, autor do projeto que criou o Fundo no âmbito do Estado do Acre.