Universidade: aulas vão recomeçar nesta segunda-feira
As aulas da Ufac, ao contrário do que deve acontecer na maioria das instituições federais de ensino do País, começam oficialmente nesta segunda-feira. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, às 14 horas (de Brasília), 11 horas em Rio Branco, o Projeto de Lei 5805/01, do Poder Executivo, que aumenta em 13,2% o salário dos professores universitários e do ensino médio e fundamental das instituições federais.
Pelo projeto, o aumento começa a vigorar a partir de 1º de fevereiro e agora a matéria segue para o Senado.
Na Ufac, os professores realizaram uma assembléia ontem, às 15 horas, e fazem outra hoje, às 9h, que deve ser a última antes do início do semestre, na segunda. Com a aproximação do Natal e Ano Novo, os diretores e reitores das instituições no Sul do País afirmam que é inviável reiniciar as atividades nas próximas duas semanas.
O professor João Lima, do Comando de Greve da Ufac, diz que no Acre a realidade é outra. “Em certas regiões do País é cultura dos professores e funcionários de apoio feriarem no mês de dezembro. Aqui, costumamos ter férias após dezembro. Em tese, começaríamos as aulas na segunda, com o conteúdo da nota um e terminaríamos o semestre em março ou abril, com a aplicação da nota dois”, reforçou.