Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Envolvidos em trote na Ufac são denunciados por caloura na Justiça

Envolvidos em trote na Ufac são denunciados por caloura na Justiça

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h39, última modificação 08/11/2011 15h39
Jornal A Tribuna, 17.07.2001

A Procuradoria-Geral da República denuncia hoje à Justiça Federal os envolvidos no trote que deixou lesionada a caloura Dayane Soares Farias, 19, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Aprovada no vestibular de Enfermagem, Dayane denunciou à Polícia Federal que no dia 3 de abril deste ano foi atacada com ovos, empurrões e um murro no rosto desferidos pela veterana Aline Mota, enquanto estudava.

Além dela, devem ser denunciados os responsáveis pelo Departamento de Enfermagem e os líderes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). "Te prepara que tu tá marcada", dizia Aline a Dayane, segundo depoimento prestado pela vítima à delegada Regiane Martinelli. Dayane procurou a PF acompanhada de seu pai, o funcionário público federal aposentado Alcimar de Oliveira Farias.

"Se a gente não quer participar de uma coisa por que forçar?", disse Farias, lembrando que um ovo acertou os olhos de Dayane deixando-o roxo. Exame de corpo de delito realizado pelos legistas Halsted Queiroz, José Furtado Medeiros e Wilson Medeiros constatou hematoma periocular direito e escoriações na face palmar e ventral da mão direita.

O laudo confirma que houve 'ofensa à integridade corporal ou a saúde do paciente'. "Dei na cara dela", teria dito Aline aos outros alunos. "A declarante se sentiu humilhada com toda essa situação e resolveu se dirigir a uma delegacia", diz trecho final do depoimento de Dayane. A Tribuna buscou contato com os citados na denúncia, mas não localizou nenhum deles para comentar a ação da PGR.