Realidade
Reunião define acertos para a implantação da faculdade de medicina na Ufac
Uma reunião para definir os últimos acertos para a implantação da faculdade de medicina foi realizada na manhã de ontem entre o governador Jorge Viana, reitor da UFAC Jonas Filho, senador Tião Viana, chefe do gabinete civil Raimundo Angelim e o secretário de Planejamento Gilberto Siqueira. Jonas Filho confirmou que o encontro foi para definir propostas que serão levadas a apreciação do Conselho Universitário para o devido posicionamento. Segundo ele, a principio o vestibular para o curso de medicina deve ocorrer no mês de janeiro junto com os demais cursos.
O senador Tião Viana, um defensor intransigente da implantação da faculdade de medicina, disse que a juventude já pode começar a se preparar, atualizando os conhecimentos para passar no vestibular. Segundo o senador, o sonho do governador Jorge Viana com a implantação dessa faculdade é para que num futuro próximo todos os municípios tenham cobertura médica já com profissionais formados no próprio Estado.
Jonas Filho informou que vem acompanhando o esforço do senador Tião Viana e o empenho do governo do Estado para que o vestibular para medicina seja efetuado no mais tardar no início do próximo ano. “Essa reunião serviu para acertarmos detalhes sobre o curso de medicina. Tudo está caminhando dentro das exigências do MEC”, explicou. O reitor disse que não haverá nenhuma dúvida de que o Conselho Universitário vai dar uma posição favorável à implantação do curso.
O governador Jorge Viana, entendendo a situação financeira da UFAC, que não é das melhores, se dispôs em manter a programação de instalação da faculdade, numa parceria, sem maiores prejuízos para a instituição. Para Jonas Filho, a implantação de um curso tão importante como é o de medicina poderá sensibilizar o Governo Federal na liberação de mais recursos para fortalecer os projetos da Universidade Federal do Acre.
“Acredito que o vestibular para medicina se dará na mesma data dos anteriores, que é no mês de janeiro”, concluiu o reitor.