Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Servidores da Ufac devem parar amanhã
conteúdo

Servidores da Ufac devem parar amanhã

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h47, última modificação 08/11/2011 15h47
Jornal O Rio Branco, 24.07.2001

Flávia Domingues

Revoltados com os baixos salários e a retirada de gratificação, os corpo técnico-administrativo das universidades federais do País promete paralisação para próxima quarta-feira, 25. Os funcionários da Ufac também devem aderir ao alerta.

Um comitê de negociação com representantes da federação dos sindicatos da categoria - Fasubra - vem negociando há dias com o MEC.

Dentre a lista de reivindicações consta a reposição de perdas salariais referentes a 75,48% e a manutenção da Gratificação de Atividade Executiva - GAE - que foi substituída pela GEDAE - Gratificação de Desempenho Administrativo e Educacional que avalia os servidores através de pontuação.

O temor dos servidores é que com a adoção da GEDAE pelo Governo Federal se torne um instrumento para diminuir ainda mais os salários já achatados dos servidores.

"Queremos a manutenção da GAE como está sendo mantido nos Poderes Legislativo e Judiciário. A avaliação começa agora, em janeiro de 2002, e a pontuação vai de zero a 100 pontos e o que é avaliado é o desempenho do servidor", explica Dário Lopes, presidente do Sindicato dos Servidores Administrativos do Terceiro grau da Ufac.

Outra reivindicação que também está sendo feita é que se mantenha a incorporação da GAE nas aposentadorias, com vinha sendo feito, além do aumento dos tickets-alimentação equiparada ao Legislativo e Judiciário - hoje, os tickets fornecidos aos servidores federais das universidades eqüivalem a R$ 81,41 enquanto que os dos Podres Legislativo e Judiciário a R$ 280.

No ano passado, os servidores das universidades federais também grevaram por vários dias por reposição salariais que foram ao final da greve acordados mas não cumpridos.