Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Servidores da Ufac entram em greve dia 20
conteúdo

Servidores da Ufac entram em greve dia 20

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h32, última modificação 08/11/2011 15h32
Jornal O Rio Branco, 12.07.2001

Os mais de mil servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) paralisam suas atividades a partir do dia 20 deste mês. A decisão foi tomada ontem durante assembléia realizada pela categoria. Eles cobram do governo federal um reajuste salarial de aproximadamente 75%.

A porcentagem, de acordo com levantamentos feitos pelos servidores federais através de suas entidades, refere-se às perdas salariais de sete anos para cá, período em que os trabalhadores estão sem qualquer reajuste salarial. "Nossos salários são os mesmos há sete anos", constata Dário Lopes, presidente do Sintest.

Com a paralisação dos servidores, vários serviços dentro da instituição ficarão sem funcionar, entre os principais o Restaurante Universitário (RU) e a biblioteca. Assim, as próprias atividades docentes ficarão prejudicadas, podendo mesmo prejudicar o semestre letivo dos estudantes.

Os servidores reconhecem a situação em que ficará a Universidade, mas ressaltam que a greve se tornou o único instrumento pelo qual os trabalhadores podem cobrar do governo federal uma posição quanto à situação em que enfrenta hoje. O congelamento salarial trouxe consigo, dizem, a queda na renda dos funcionários.

Eles não deixaram de fazer críticas à política educacional do Presidente FHC, o qual culpam pelo estado em que se encontram as universidades brasileiras. Dizem que o congelamento dos salários faz parte de uma política para acabar com as universidades "periféricas', mas está atingindo a todo mundo.