Mãos que cuidam: um poema retratado
Francisco Dandão
Duas mestras em Enfermagem (Carolina Sampaio Barreto e Maria Emília de Oliveira) e um fotógrafo (João Batista de Lima) resolveram juntar suas habilidades em 1999 para produzir uma exposição que pudesse demonstrar o cuidado de profissionais de saúde com os clientes.
A exposição, apresentada no 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizada no mesmo ano em Florianópolis, no entanto, foi tão bem recebida pelo público que participou do evento que os autores resolveram multiplicar as imagens, transformando-as em livro.
Assim é que surgiu Mãos que cuidam - Um poema retratado, com lançamento marcado para hoje (06), às 17 horas, no Salão Universitário de Artes da Universidade Federal do Acre (Biblioteca Central). São 21 imagens temáticas (mãos) mostrando a beleza da arte de cuidar, seguidas de textos poéticos.
De acordo com os autores, o objeto das imagens não é aleatório. “Na Enfermagem, as mãos representam um expressivo instrumento, pois carregam nos seus gestos solidariedade, competência, sensibilidade, força, impetuosidade, amor, garra. Enfim, toda uma gama de emoções e sensações vivenciadas no cotidiano hospitalar”, dizem.
Carolina Sampaio Barreto é vice-reitora da Ufac, Maria Emília de Oliveira é docente na Universidade Federal de Santa Catarina e João Batista de Lima é ex-assessor do jornal Diário Catarinense.