Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Prefeitura pró-bairro amplia ações com parcerias

Prefeitura pró-bairro amplia ações com parcerias

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h57, última modificação 07/11/2011 16h57
Jornal A Tribuna, 19.06.2001

O programa Prefeitura Pró-Bairro ganha uma nova versão ao ampliar, com a adesão de parceiros como Universidade Federal do Acre, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sistema Fieac (Senai e Sesi), Sebrae, Sesc, Senac e Associação dos Deficientes Auditivos (ADA), o leque de serviços oferecidos aos munícipes.

O programa, que assegura desde janeiro deste ano, sempre depois de ouvir os moradores, um conjunto integrado de ações, não apenas de infra-estrutura urbana, mas de serviços públicos nos bairros da periferia, vai promover a cidadania e ainda gerar emprego e renda. A visão mais ampliada do programa será conhecida neste final de semana.

A Prefeitura de Rio Branco atende, de uma só vez, três bairros - Plácido de Castro, Boa Vista e João Paulo II -, que são uma extensão do bairro Sobral. A sede do programa será a Escola João Paulo II, localizada no bairro Sobral. Os trabalhos começam, na realidade, na próxima quinta-feira.

O prefeito Flaviano Melo acompanhado de todo secretariado municipal e representantes dos órgãos parceiros e moradores dos bairros discutem prioridades. No encontro, que vai acontecer às 19 horas, na Escola João Paulo, os secretários e os parceiros fornecerão informações sobre as atividades que podem ser desenvolvidas.

PREFEITO EMPREENDEDOR - "A intenção do prefeito Flaviano Melo é levar um número maior de benefícios à comunidade", disse o secretário Municipal de Planejamento, Márcio Oliveira, que coordena o programa Prefeitura Pró-Bairro. As parcerias, segundo ele, tendem a aumentar. A prefeitura aguarda a confirmação da Associação dos Deficientes Físicos do acre (Adefac).

A Associação dos Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) é a mais antiga aliada do programa social. As alianças abrem caminho para entidades que oferecem apoio ao desenvolvimento econômico e social no País.

O Sebrae lança nos bairros o projeto Prefeito Empreendedor, Município Desenvolvido, planejado com o objetivo de apoiar os micros e pequenos negócios. Márcio Oliveira acredita que a parceria cria mais uma forma de fomentar a distribuição de renda, aumentando as oportunidades de ocupação e participação da população na busca de soluções para seus problemas.

O objetivo é promover cursos profissionalizantes e ainda facilitar a vida dos empreendedores, oferecendo apoio, inclusive para acesso a financiamentos. Os bairros Plácido de Castro, Boa Vista e João Paulo II merecem o olhar atento de quem administra a cidade. Segundo o secretário Planejamento, Márcio Oliveira, uma das ações de melhoria da infra-estrutura urbana considerada urgente é o de combate ao desperdício de água. Foi identificado na maioria das ruas do bairro Plácido de Castro, por exemplo, pontos de vazamento. (Da Assessoria)