Ufac realiza X Seminário de Iniciação Científica
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Acre (Ufac), financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem encontro marcado no campus universitário em seminário previsto para o período de 2 a 6 de julho.
As bolsas de iniciação científica existem desde a criação do CNPq, em 1951. O Pibic, criado no final da década de 1980, evoluiu significativamente nesses 21 anos, atingindo seu ápice de 1997 para cá, com o aumento do número de bolsas concedidas, chegando hoje a 18 mil bolsistas em nível nacional.
Na Ufac, atualmente, 80 acadêmicos de todos os cursos desenvolvem trabalhos de iniciação científica, orientados por 53 mestres e doutores. A participação no programa, além de permitir a apresentação de pesquisas na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, qualifica os estudantes a participarem, no futuro, de cursos de mestrado e doutorado.
A programação do X Seminário de Iniciação Científica da Ufac, cuja palestra de abertura (dia 02, às 9 horas, no anfiteatro Garibaldi Brasil) será proferida pelo doutor Judson Valentim (Embrapa), contará ainda com a participação de três consultores do CNPq: os doutores Rosa Éster Rossini (Universidade de São Paulo), Jairo Salim Pinheiro de Lima (UNESP) e Alberto Carvalho Peret (Universidade Federal de São Carlos).