Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > O Carnaval já terminou

O Carnaval já terminou

por petrolitano publicado 21/10/2011 11h17, última modificação 21/10/2011 11h17
Jornal A Gazeta, 13/03/2201

* José Mastrangelo

E, passando pela Quarta-feira de Cinzas, os dias voltam a marcar o tempo, assim como a nossas existência. A folia ficará na recordação. A folia ficará na recordação. A alegria, adormecida esperando para um dia retornar ritmando o tempo de acordo com o diapasão que quisermos dar às nossas vidas, sabendo que tudo isso não passará de uma fantasia.

... Os dias voltam a marcar tempo. A Igreja Católica vem para propor "Vida sim, drogas não", declarando-se, nessa companha da fraternidade, a favor da vida e condenando o uso das drogas, que colocam em risco a vida dos seres humanos.

Ao defender a vida, a Igreja católica está exigir as condições básicas de vida, que cada pessoa deveria ter para exercer plenamente a cidadania. É isso que deveríamos perseguir a toda hora, entendendo que construir uma vida melhor hoje virá a beneficiar as pessoas de amanhã, mantendo desde já com eles um elo de solidariedade.

... Os dias voltam a marcar o tempo. A educação precisa definir os caminhos de uma nova vida, que, com certeza, deverá ter princípios e valores. A educação deverá ser aberta a todos, dando oportunidade a quantos o queiram ter, sem exclusão alguma, de preferência voltada aos marginalizados desse sistema social que temos.

... Os dias voltam a marcar o tempo. A saúde deverá ser entendida como um valor essencial para manter-se em vida, ser produtivo e útil à sociedade. Saúde não é mercadoria que se compra. Os profissionais da saúde deverão salvar vidas com dedicação e amor.

... Os dias voltam a marcar o tempo. A segurança deverá dar confiança as pessoas. A segurança aqui posta é aquela que garante às pessoas as condições para manter-se em vida, tendo como alimentar-se e trabalhar.

... Os dias voltam a marcar o tempo. Outras manchetes poderão reservar surpresas e outras não.

"O governo da floresta" estará administrando o Estado do Acre até o dia 31 de dezembro do ano 2002. Não mudará substancialmente o seu estilo de governar. Poderá fazê-lo, se perceber que não tem como repetir a dose, reelegendo-se por mais quatro anos.

Em tempo. O Diário Oficial do governo do Estado informa que as coisas estão mudando para valer politicamente. Kits escolares e bolsas-escola começam a ser entregues. Desempregados há mais de um ano poderão ganhar uma vaga nas "frentes de trabalho". Desempregados também poderão ser contratados para dar apoio às organizações sociais. Casas e outras coisinhas estão previstas no programa emergencial que leva o titulo de "Adjunto da Solidariedade".

...Os dias voltam a marcar o tempo. Quatro milhões de reais o "Governo da Floresta" gastará para divulgar as suas realizações durante o ano 2001. Mais árvore serão plantadas.

Até o prefeito eleito da capital, Flaviano, aderiu à moda do "Governo da Floresta". Usando o azul, definiu o seu governo de "Prefeitura da gente". Está pintando de azul os prédios públicos do município.

... Os dias voltam a marcar o tempo. Morre Mário Covas, um grande líder político. Exemplo da ética e dignidade. Para ele o nosso "Resquiem". Mas a sua memória deverá iluminar a mente de muitos de nossos políticos, que nada fazem senão política para seus interesses.

José Mastrangelo é professor de Sociologia da Ufac.