Servidores da Ufac vão parar amanhã
Servidores e docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) vão paralisar suas atividades amanhã em protesto contra as perdas salariais e a possibilidade de mudança no Regime Jurídico Único dos servidores públicos federais, em via de aprovação no Congresso Nacional. É a primeira manifestação do ano na instituição, que tem hoje 1.200 funcionários.
A paralisação será de cem por cento e, por isso mesmo, não haverá aula nesse período, informaram o Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior (Sintest) e a Associação dos Docentes da Ufac (Adufac).
"Queremos que o governo pague imediatamente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Exigimos ainda uma correção de 75,48% referente às perdas salariais ao longo dos últimos anos, disse o presidente do Sintest, Dário Lopes.
A manifestação é uma advertência para uma greve geral, que poderá ser deflagrada a partir da Segunda quinzena de abril. A mudança no Regime Jurídico, se aprovada pelo Congresso, trará uma série de prejuízos para a classe, segundo o sindicalista, que não entrou em detalhes.
"Por isso, a partir do próximo dia 5, acontece, em Brasília, a marcha do servidor público federal, para a qual também enviaremos representantes", declarou Dário.