Reitoria da Ufac responde as reivindicações dos servidores
Uma nota de esclarecimentos foi divulgada ontem (8) contestando argumentos de servidores da instituição que ameaçam paralisar os trabalhos nos dias 21, 22 e 23 de novembro por suposta ausência de cumprimento de pauta reivindicatória e também em protestos contra desconto de 3,17% no pagamento desses funcionários.
O desconto foi recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e acatado pela Reitoria da Ufac, contudo, os trabalhares acreditam em “ato ilegítimo” o desconto na folha de pagamento.
Para o presidente da associação dos docentes da Ufac, Eduardo Holanda, o desconto praticado seria ilegal, pois, não teria sido adotado o rito judicial adequado. “O TCU fez uma recomendação e a reitoria acatou sem adotar os procedimentos cabíveis. Esse desconto é arbitrário”.
De acordo com Holanda, a paralisação não se deve somente ao fato do desconto, mas principalmente, pela falta de entendimento num protocolo de uma pauta de cinco itens, que vai do pedido de autonomia universitária a condições de segurança no trabalho.
A reitora da Universidade Federal do Acre, Olinda Batista, ressalta na nota que foi desrespeitada na última assembleia da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) e que o diálogo aberto e franco está aberto. O conteúdo da nota na íntegra pode ser acessado através do endereço www.ufac.br.