Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > MEC divulga cronograma das inscrições para o Sisu

MEC divulga cronograma das inscrições para o Sisu

por Ascom02 publicado 01/01/2013 18h52, última modificação 01/01/2013 18h52
Jornal Pagina20.uol.com.br, 27 de dezembro de 2012
27-Dez-2012

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 26, no Diário Oficial da União (DOU), o cronograma oficial do Sisu. De acordo com a divulgação, as inscrições Sisu 2013 poderão ser efetuadas entre os dias 7 e 11 de janeiro.

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, logo após a realização do Enem 2012 afirmou que na mesma data da divulgação do resultado do exame divulgaria o cronograma do Sisu 2013. Porém, o cronograma foi divulgado com dois dias de antecedência. O resultado do Enem deve ser divulgado na próxima sexta-feira, 28 de dezembro.

Até o momento não foram informados o número de vagas e nem a lista de instituições que participarão da edição do primeiro semestre do sistema em 2013. Em 2012 foram distribuídas mais de 108 mil vagas no primeiro semestre e mais de 30 mil no segundo.

Poderão concorrer às vagas somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, aplicado nos dias 03 e 04 de novembro. Estudantes que tenham zerado a prova de redação estão automaticamente eliminados do Sisu 2013.

Para realizar a inscrição é necessário acessar o site oficial do Sisu, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. Em caso de perda será possível recuperar estes dados pelo site oficial do exame.

O candidato poderá escolher duas opções de curso. O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei das Cotas, que prevê que instituições federais de ensino superior reservem pelo menos 12,5% de suas vagas para estudantes egressos do ensino médio em escolas públicas.

Todos os dias pela manhã o sistema atualiza as Notas de Corte do Sisu 2013, que são as notas mais baixas dentro das vagas disponíveis.

Lembre-se de que as inscrições terminam no dia 11 de janeiro (sexta-feira) às 23 horas e 59 minutos de acordo com o horário oficial de Brasília.

A primeira chamada será realizada no dia 14 de janeiro e os estudantes selecionados deverão efetuar matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, apresentando a documentação nas instituições para as quais se inscreveram.

A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro. Estudantes selecionados deverão entrar em contato com as instituições para a efetivação da matrícula nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro.

Quem não for selecionado nestas duas primeiras chamadas poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2013 acessando o site oficial do sistema entre os dias 28 de janeiro e 08 de fevereiro. A lista de espera será divulgada para que as próprias instituições realizem suas convocações.

Assessoria Ufac