Ufac divulga o número de vagas destinadas à lei de cotas
- Seg, 24 de Dezembro de 2012
- Do Site Agazeta.Net
A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai destinar, das 2.010 vagas, 503 para quem fez o ensino médio em escolas públicas, 252 para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo e 188 vagas para aqueles que se declaram negros, pardos e indígenas.
Os números obedecem a Lei 12.771/2012, sancionada em agosto, determina que, até 2016, 50% das vagas sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo.
Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE. A lei vale também para os institutos federais de educação superior.
A instituição visa preencher através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceto para os cursos de Música (Licenciatura) e Psicologia (Bacharelado).
Serão reservadas 5% das vagas em cada curso e turno aos candidatos com deficiência e 25% do total de vagas em cada curso.