Acre sedia Encontro de Iniciação Científica do CNPq
Nos próximos dias 14 e 16 de março, o Acre sedia o I Encontro de Iniciação Científica do CNPq da Região Norte. Pesquisadores, estudantes, técnicos e representantes de empresas e instituições que incentivam a produção científica estarão reunidos no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), para avaliar e propor estratégias e ideias para o cenário no Brasil.
Em 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a proposta de descentralização dos investimentos para a Região Norte, enviando R$ 72 milhões para pesquisas. A iniciativa trouxe resultados positivos para a comunidade científica. No mesmo ano, o CNPq afirmou que a Região Norte é a que mais cresce no setor desde 2003.
O I Encontro de Iniciação de Científica do CNPq da Região Norte irá consolidar essas estatísticas - unidades de pesquisas e parceiros como Funtac, Ifac, Embrapa, Uninorte, Fundação Bradesco e Faao já estão empenhadas na elaboração do evento.
As discussões serão norteadas pelos temas dos programas de iniciação científica e pelas instituições de ensino e pesquisa: “Perspectivas e desafios”, “Experiências na operacionalização dos programas de iniciação científica nos Estados da Região Norte”, “Calendários de execução dos programas do CNPq” e “Resoluções e avaliação dos programas de iniciação científica”.
Para o presidente do encontro no Acre, professor-doutor Creso Machado Lopes, o evento proporciona muito mais que uma troca de experiências e desafios. “O encontro promoverá a discussão das normas e diretrizes do CNPq, como forma de melhorar a operacionalização dos programas de iniciação científica na região”, afirma.
A comissão do evento está elaborando um site específico do encontro para mais informações. No espaço, os interessados poderão efetuar suas inscrições e acessar documentos.