Perpétua discute revalidação de diplomas estrangeiros com o novo reitor da Ufac
- Sex, 16 de Novembro de 2012
- Da Assessoria
A deputada Perpétua Almeida (PC do B), surpreendeu o reitor Minoru Kinpara e os pró-reitores com o pedido de uma proposta local para a revalidação dos diplomas estrangeiros. “Eu me coloco à disposição, inclusive para alocar emendas que assegurem a realização das provas, porque a gente sabe que isso tem um custo, mas entendo que o melhor mesmo é adequar as grades dos cursos da federal do Acre com as das universidades da Bolívia e do Peru. O que não podemos é ver o esforço de 5 mil famílias acreanas para formar os filhos ir pelo ralo”.
Atualmente 26 mil brasileiros estudam na Bolívia. A maioria nos cursos de medicina, embora enfermagem também venha ganhando destaque nos dois últimos anos. A revalidação dos diplomas nas faculdades particulares custa entre R$ 20 mil a R$ 50 mil.
O reitor da Ufac, assumiu o compromisso de iniciar a discussão imediatamente, convocando o departamento de Medicina. “ Assumo esse compromisso no início da gestão por entender que a universidade não pode ficar alheia aos anseios da população e a lógica é que os acreanos que se formam na Bolívia busquem apoio aqui mesmo no Acre, que venham pedir a revalidação na Ufac”.