Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Adolescência narrada por A GAZETA é tema de tese de mestrado na Ufac

Adolescência narrada por A GAZETA é tema de tese de mestrado na Ufac

por Ascom-01 publicado 19/10/2012 08h28, última modificação 19/10/2012 08h28
Jornal AGazetadoAcre.com, 18 de outubro de 2012

Com o tema Representação da Adolescência no jornal A Gazeta, a pesquisadora Maria da Luz França Maia defendeu a dissertação de mestrado na Universidade Federal do Acre.

O recorte temporal analisado foi de janeiro a março de 1989, um ano antes da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em dois anos e seis meses de pesquisa, Maia provocou uma reflexão de como as reportagens veiculadas pelo jornal retratam com certa fidelidade os dramas vividos por adolescentes de todas as classes sociais.

“No jornal, a adolescência é narrada”, constata. O substantivo “narração” pontuado pela pesquisadora tem um sentido mais complexo do que normalmente se emprega. No estudo, “narrar” significa “não dar voz” ao adolescente.

Alguém fala por ele, sempre. “Não ouvi a voz da adolescência em destaque”, observou Maia. “Independente da classe social”, ressalta. De acordo com a mestranda, mesmo quando o adolescente é a vítima, ele não tem voz.

Ela cita o caso de um agricultor que violentou sexualmente dois jovens na zona rural. Nesse caso, o destaque foi a prisão do agricultor. “O agricultor, mesmo preso, foi o destaque da reportagem”, lembra. “As vítimas, em nenhum momento, foram ouvidas”.

O estudo não tem uma conclusão definitiva sobre o assunto. “O objetivo foi provocar uma reflexão sobre o fazer jornalístico, sobre o nosso papel enquanto leitores críticos que precisamos ser”, explica.

O estudo teve o apoio da Capes, por meio do curso mestrado em Letras, com concentração em Linguagem e Identidades, da Universidade Federal do Acre

A pesquisadora faz questão de agradecer à direção do jornal e ao departamento de Arquivo do jornal A Gazeta pelo apoio na busca de fontes de informação.