Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Presas recebem atendimento médico
conteúdo

Presas recebem atendimento médico

por Ascom02 publicado 22/10/2012 09h45, última modificação 22/10/2012 09h45
Jornal ORioBranco.net, 19 de outubro de 2012

Enfermeiras da Unidade de Saúde do complexo penitenciário realizaram pré-consultas com todas as presas para que no domingo o trabalho aconteça com maior fluidez

Com o objetivo de realizar atividade médico-assistencialista, 24 alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), juntamente com uma professora médica responsável, realizam neste domingo, 21, atendimentos a 180 presas na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco.

A atividade faz parte do projeto “Feira Itinerante de Saúde”, onde membros da ONG Internacional Federation of Medical Students Association of Brasil (IFMSA – Brazil) realizam atendimentos médicos de caráter preventivo à mulheres de diversos segmentos da sociedade.

Denominada “Outubro Rosa”, a campanha, com foco na prevenção do câncer de colo uterino, realizada nacionalmente no mês de outubro, também será contemplada com outros serviços como: palestra sócio educativas, planejamento familiar, exames preventivos de câncer do colo uterino, teste rápido para HIV e consultas ginecológicas realizadas pela Dra Elaine Soares Leal, médica ginecologista da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante a semana, servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estiveram nos pavilhões fazendo a triagem para obter o número estimado de consulta e as necessidades que serão encontradas pela equipe que visitará a Unidade Feminina do Complexo Penitenciário da capital.

Segundo a Diretora da Unidade Feminina, Marcella Moura, enfermeiras da Unidade de Saúde do complexo penitenciário realizaram pré-consultas com todas as presas para que no domingo o trabalho aconteça com maior fluidez. “Parcerias como esta são de grande valia para o sistema. A presa mulher, por uma questão de gênero, necessita de cuidados frequentes.

Acreditamos que com esta atividade muitas dúvidas serão elucidadas, no cárcere, principalmente, o acesso à informação é muito importante”, disse a diretora.

Essa campanha conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, com o fornecimento do material para realização dos exames ginecológicos e do CECOM para a leitura das lâminas dos exames citopatológicos.

Link para a notícia