Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > Ufac recepciona calouros do campus Rio Branco

Ufac recepciona calouros do campus Rio Branco

por daniel.ascom publicado 14/06/2016 11h44, última modificação 14/06/2016 11h44

Aos 18 anos, Marcos Irineide de Araújo era um dos jovens estudantes que lotava o Teatro Universitário na manhã desta quinta-feira, 2. Calouro do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), ele participou da cerimônia de recepção preparada para os cerca de 1.300 novos acadêmicos que ingressam apenas no campus sede no primeiro semestre letivo de 2016, iniciado nessa quarta-feira, 1, na instituição.

“A gente se prepara no decorrer de toda a vida para este momento. É a realização de um sonho que é meu, mas também da minha família”, disse o recém-universitário, que cumpriu o ensino médio no Colégio de Aplicação. “Seguir na vida, estar na Ufac, ter uma carreira construída na federal do Estado é um orgulho para qualquer pai e acaba sendo o alvo de todo estudante. Estou feliz”.

Com a mesma idade, sentada próxima a ele, Fernanda de Farias compartilhava o mesmo sentimento. Caloura pela segunda vez consecutiva, a jovem sempre se preparou para ingressar na Ufac. “Eu fiz o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] quatro vezes. As duas primeiras vezes foram como teste. No ano passado, passei para Ciências Biológicas e comecei o curso e, agora, passei em Enfermagem”, destacou Fernanda. “Na Ufac, vivemos outra realidade. Há muita cobrança, a gente se prepara para aprender mesmo e poder estar pronto para enfrentar o mercado de trabalho”.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antonio Pontes Junior, a recepção aos calouros é importante para integrar os novos estudantes ao ambiente universitário. A equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) distribuiu agendas e folhetos informativos aos presentes.

“A partir de agora, os estudantes entram em um novo universo. Nossa função é auxiliá-los nessa adaptação. As primeiras informações estão condensadas em um material produzido pela Prograd [Pró-Reitoria de Graduação], que estamos disponibilizando juntamente com as principais informações sobre as bolsas e os auxílios disponíveis na instituição. A Proaes é o espaço dos estudantes. Estamos sempre abertos a atendê-los”, disse Pontes Junior.

O reitor Minoru Kinpara e a vice-reitora Guida Aquino receberam os estudantes e falaram das oportunidades que universidade oferece. “As atividades que a Ufac oferta, hoje, já não se limitam a salas de aula, laboratórios e biblioteca. Investimos nas atividades que envolvem ensino-aprendizagem, mas sem esquecer que a universidade é, também, um ambiente de trocas culturais, de experiências inovadoras e de aprendizados contínuos. Cuidem bem da nossa universidade e aproveitem esses anos de academia”, aconselhou Kinpara.

“Vocês estão chegando agora à nossa instituição e o nosso desejo é que dela se apropriem como uma segunda casa”, acrescentou Guida. “Temos certeza que essa será uma relação harmoniosa e de muitos frutos. Além da graduação, a Ufac oferece especializações, mestrados e doutorados. Tudo à disposição de vocês. Sejam bem-vindos.”

A cerimônia de recepção aos estudantes do turno da noite será realizada na próxima segunda-feira, 6. Em Cruzeiro do Sul, o evento acontece quarta-feira, 8.