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Resolução n.º 09, de 05 de maio de 2004.

por Marcio publicado 26/09/2013 08h46, última modificação 06/03/2017 16h14

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX

Resolução n.º 09,  de 05 de maio de 2004.

 

 

O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da  Universidade Federal do Acre, no uso das atribuições legais que lhe confere o Art. 3° alínea “a” do Regimento Interno deste Conselho, e tendo em vista decisão tomada em reunião plenária realizada nesta data, referente ao processo n.º 23107.001154/2004-10,

 

R E S O L V E :

 

Art. 1º - Aprovar as alterações no Projeto Especial de Formação de Professores para a Educação Básica, na forma do Anexo Único desta Resolução.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se, Cumpra-se.

 

Prof. Msc. Carolina Sampaio Barreto

Presidente em Exercício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX

Resolução n.º 09,  de 05 de maio de 2004.

ANEXO ÚNICO

 

ALTERAÇÕES REALIZADAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSO QUE COMPÕEM O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Através da Resolução - CEPEX nº 23 de 3.8.2000, a UFAC aprovou “ad referendum”, o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (4 últimas séries do ensino fundamental e ensino médio), cujo propósito é o de atender o disposto na Lei de Diretizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, a qual estabelece que a formação inicial docente será em nível de graduação - licenciatura plena. Diante disso, a Universidade Federal do Acre através de parcerias que mantém com a SEE/AC e as SEMEC’S, propõe a realização do referido programa, voltado para atender 1850 professores que atuam nas últimas séries do ensino fundamental, sem a devida qualificação acadêmica, nas áreas de:

  1. geografia
  2. história
  3. letras
  4. ciências bioloógicas
  5. educação física
  6. matemática

Em 2001, o Projeto de criação do referido Programa foi encaminhado para o MEC solicitando a autorização para funcionamnto do mesmo, sendo apreciado pelo Conselho Nacional de Educação somente em 2002, através do Parecer nº 062 de 19.2.2002. Nesse mesmo ano foram publicados os novos encaminhamentos para a formação do professor da educação básica em nível superior. Sendo assim, o Parecer do CNE encaminhou a esta IES o projeto em tela, para realizar as devidas alterações concernentes à carga horária e à abrangência dos quadros curriculares de cada campo específico do conhecimento a ser contemplado, como também de questões relativas às dimensões da atuação profissional que vão além da docência, devendo contemplar a produção do conhecimento, a articulação entre a escola e a sociedade, e a partcipação no trabalho coletivo da escola.

Assim, esta PROGRAD procedeu à reformulação de todo o Projeto inicial, para atendimento das exigências elencadas pelo Parecer do  Conselho Nacional de Educação, na qual as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura passaram a ter uma formação básica, uma formação geral comum e uma formação específica.

Segue abaixo quadro demonstrativo referente às alterações realizadas em cada curso.

CURSO

C/H INICIAL

DISCIPLINAS INCLUÍDAS

C/H ATUAL

DIFERENÇA

 

 

 

 

Biologia

 

 

 

 

2.055

Fundamentos da Ed. Especial - 60h

Métodos e Téc. de Pesq. Biológica - 60h

Prática de Ensino - 120h

Estágio Supervisionado - 405h

Educação Física I e II - 60h

Ecologia da Amazônia I - 30h

Embriologia dos Sistemas - 45h

Histologia Especial I - 45h

Microbiologia - 45h

Parasitologia Animal I - 60h

Obs: acréscimo de 30h na disciplina Paleontologia Básica

 

 

 

 

3.015 h

 

 

 

 

960 h

 

 

 

 

Educação Física

 

 

 

 

2.385

Fundamentos de Anatomia - 60h

Dimensões Sociológicas do Esporte - 60h

Esportes Coletivos III - 60h

Esportes Coletivos I e II – 60h cada

Int. à Fisiologia do Exercício Físico - 60h

Esportes Individuais II - 60h

Fisiologia Aplicada aos Esportes - 60h

Educação Física Não Formal II - 60h

Esportes Individuais I – 60h

Estágio Supervisionado - 405h

Prática de Ensino – 120h

Obs: Foram excluídas as disciplinas: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia humana – 90h; Biologia Celular e histologia – 60h; Dimensões sociológicas e psicológicas em Ed. Física e Esportes – 60h; Fisiologia do exercício físico – 60h; Educação física não-forma – 60h; Esportes Individuais I – 75h; Esportes Coletivos I e  II – 90h cada

 

 

 

 

2925

 

 

 

 

540

 

 

 

 

Geografia

 

 

 

 

2.190

Geografia Política - 60h

Fundamentos da Filosofia - 60h

Ecologia, Sociedade e Geografia - 60h

Sist. do Trab. Científico em Geo. - 60h

Fundamentos do Ens. em Geografia - 90h

Fundamentos de Geologia - 60h

Fundamentos de Pedologia - 60h

Hidrografia I - 60h

Geografia das Indústrias I - 60h

Fundamentos da Educação Especial - 60h

Educação
Física I e II – 60h

Estágio Supervisionado - 405h

Prática de Ensino - 120h

Obs: foram excluídas: Fundamentos de Geologia e Pedologia – 90h;

 

 

 

 

3.315

 

 

 

 

1.125

 

 

 

 

 

História

 

 

 

 

 

2.790

Introdução aos estudos históricos V – 90h

Mét. e Téc. de Estudo em história II – 60h

Economia I – 60h

História Antiga IV – 90h

História Medieval IV – 90h

Historiografia do Brasil III – 60h

Metodologia do Ensino de História III – 60h

Teoria da história IV – 90h

História Moderna V – 60h

Metodologia da Pesquisa histórica VI – 90h

Metodologia do Ensino da História IV – 60h

História Moderna VI – 60h

História contemporânea V – 60h

História Contemporânea VI – 60h

História da Amazônia VIII – 60h

História e Arte – 60h

História da Amazônia IX – 60h

História do Acre VII – 60h

Tópicos Especiais em Pesquisa Hist. – 120h

Fundamentos da Edc. Especial – 60h

Antropologia I – 60h

Sociologia I – 60h

Filosofia da história – 60h

Prática de Ensino – 120h

Estágio Supervisionado – 405h

Obs: Foram excluídas: Antropologia I – 60; história do Acre II – 60h; história da Amazônia II – 60h; história da Amazônia III – 60h; história antiga II – 90h; história contemporânea III – 60h; história contemporânea IV – 60h; história econômica I – 60h; filosofia I – 60h; história medieval II – 90h; história moderna III – 60h; história moderna IV – 60h; introdução aos estudos históricos III – 60h; introdução aos estudos históricos IV – 60h; metodologia da pesquisa histórica III – 60h; metodologia da pesquisa IV – 60h; métodos e técnicas de estudo em história – 60h; história do Acre I – 90h; teoria da História II – 60h; teoria da história III – 60h; metodologia do ensino da história I – 60h; metodologia do ensino da história II – 60h

 

 

 

 

 

 

 

 

3495

 

 

 

 

 

705

 

 

 

 

 

 

Letras

 

 

 

 

 

 

 

2940

Literatura Inglesa I – 60h

Literatura Inglesa II – 60h

Literatura Norte-Americana I – 60h

Literatura Norte-Americana II – 60h

Teoria da Literatura III – 60h

Fundamentos da Educação Especial – 60h

Prática de Ensino – 120h

Estágio Supervisionado – 405h

Foram exluídas: Teoria da Literatura XII – 60h; Literatura Inglesa IV – 60h; Literatura Inglesa V – 60h; Literatura Norte-Americana IV– 60h; Literatura Norte-Americana V – 60h

 

 

 

 

 

 

3.525

 

 

 

 

 

 

585

 

 

 

 

 

Matemática

 

 

 

 

 

2.130

Fundamentos da Educação Especial – 60h

Mét. e técnicas da pesquisa Ped. III – 45h

Prática de Ensino – 120h

Estágio Supervisionado – 405h

Tópicos de Álgebra II – 60h

Tópicos de Álgebra Linear II – 60h

Cálculo Diferencial e Integral IV – 60h

Tópicos de Estatística I – 60h

Cálculo numérico III – 60h

Algoritmos I – 60h

História da Matemática II – 60h

Problemas de Mat. do 1º e 2º graus – 60h

Foram excluídas: Cálculo Numérico – 60h;

 

 

 

 

 

3.180

 

 

 

 

 

1.050

 

Registre-se, Publique-se, Cumpra-se.

Prof. Msc. Carolina Sampaio Barreto

Presidente em Exercício