Resolução n.º 09, de 05 de maio de 2004.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX |
Resolução n.º 09, de 05 de maio de 2004.
O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso das atribuições legais que lhe confere o Art. 3° alínea “a” do Regimento Interno deste Conselho, e tendo em vista decisão tomada em reunião plenária realizada nesta data, referente ao processo n.º 23107.001154/2004-10,
R E S O L V E :
Art. 1º - Aprovar as alterações no Projeto Especial de Formação de Professores para a Educação Básica, na forma do Anexo Único desta Resolução.
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.
Registre-se, Publique-se, Cumpra-se.
Prof. Msc. Carolina Sampaio Barreto
Presidente em Exercício
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX |
Resolução n.º 09, de 05 de maio de 2004.
ANEXO ÚNICO
ALTERAÇÕES REALIZADAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSO QUE COMPÕEM O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Através da Resolução - CEPEX nº 23 de 3.8.2000, a UFAC aprovou “ad referendum”, o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (4 últimas séries do ensino fundamental e ensino médio), cujo propósito é o de atender o disposto na Lei de Diretizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, a qual estabelece que a formação inicial docente será em nível de graduação - licenciatura plena. Diante disso, a Universidade Federal do Acre através de parcerias que mantém com a SEE/AC e as SEMEC’S, propõe a realização do referido programa, voltado para atender 1850 professores que atuam nas últimas séries do ensino fundamental, sem a devida qualificação acadêmica, nas áreas de:
- geografia
- história
- letras
- ciências bioloógicas
- educação física
- matemática
Em 2001, o Projeto de criação do referido Programa foi encaminhado para o MEC solicitando a autorização para funcionamnto do mesmo, sendo apreciado pelo Conselho Nacional de Educação somente em 2002, através do Parecer nº 062 de 19.2.2002. Nesse mesmo ano foram publicados os novos encaminhamentos para a formação do professor da educação básica em nível superior. Sendo assim, o Parecer do CNE encaminhou a esta IES o projeto em tela, para realizar as devidas alterações concernentes à carga horária e à abrangência dos quadros curriculares de cada campo específico do conhecimento a ser contemplado, como também de questões relativas às dimensões da atuação profissional que vão além da docência, devendo contemplar a produção do conhecimento, a articulação entre a escola e a sociedade, e a partcipação no trabalho coletivo da escola.
Assim, esta PROGRAD procedeu à reformulação de todo o Projeto inicial, para atendimento das exigências elencadas pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação, na qual as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura passaram a ter uma formação básica, uma formação geral comum e uma formação específica.
Segue abaixo quadro demonstrativo referente às alterações realizadas em cada curso.
CURSO |
C/H INICIAL |
DISCIPLINAS INCLUÍDAS |
C/H ATUAL |
DIFERENÇA |
Biologia |
2.055 |
Fundamentos da Ed. Especial - 60h Métodos e Téc. de Pesq. Biológica - 60h Prática de Ensino - 120h Estágio Supervisionado - 405h Educação Física I e II - 60h Ecologia da Amazônia I - 30h Embriologia dos Sistemas - 45h Histologia Especial I - 45h Microbiologia - 45h Parasitologia Animal I - 60h Obs: acréscimo de 30h na disciplina Paleontologia Básica |
3.015 h |
960 h |
Educação Física |
2.385 |
Fundamentos de Anatomia - 60h Dimensões Sociológicas do Esporte - 60h Esportes Coletivos III - 60h Esportes Coletivos I e II – 60h cada Int. à Fisiologia do Exercício Físico - 60h Esportes Individuais II - 60h Fisiologia Aplicada aos Esportes - 60h Educação Física Não Formal II - 60h Esportes Individuais I – 60h Estágio Supervisionado - 405h Prática de Ensino – 120h Obs: Foram excluídas as disciplinas: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia humana – 90h; Biologia Celular e histologia – 60h; Dimensões sociológicas e psicológicas em Ed. Física e Esportes – 60h; Fisiologia do exercício físico – 60h; Educação física não-forma – 60h; Esportes Individuais I – 75h; Esportes Coletivos I e II – 90h cada |
2925 |
540 |
Geografia |
2.190 |
Geografia Política - 60h Fundamentos da Filosofia - 60h Ecologia, Sociedade e Geografia - 60h Sist. do Trab. Científico em Geo. - 60h Fundamentos do Ens. em Geografia - 90h Fundamentos de Geologia - 60h Fundamentos de Pedologia - 60h Hidrografia I - 60h Geografia das Indústrias I - 60h Fundamentos da Educação Especial - 60h Educação Estágio Supervisionado - 405h Prática de Ensino - 120h Obs: foram excluídas: Fundamentos de Geologia e Pedologia – 90h; |
3.315 |
1.125 |
História |
2.790 |
Introdução aos estudos históricos V – 90h Mét. e Téc. de Estudo em história II – 60h Economia I – 60h História Antiga IV – 90h História Medieval IV – 90h Historiografia do Brasil III – 60h Metodologia do Ensino de História III – 60h Teoria da história IV – 90h História Moderna V – 60h Metodologia da Pesquisa histórica VI – 90h Metodologia do Ensino da História IV – 60h História Moderna VI – 60h História contemporânea V – 60h História Contemporânea VI – 60h História da Amazônia VIII – 60h História e Arte – 60h História da Amazônia IX – 60h História do Acre VII – 60h Tópicos Especiais em Pesquisa Hist. – 120h Fundamentos da Edc. Especial – 60h Antropologia I – 60h Sociologia I – 60h Filosofia da história – 60h Prática de Ensino – 120h Estágio Supervisionado – 405h Obs: Foram excluídas: Antropologia I – 60; história do Acre II – 60h; história da Amazônia II – 60h; história da Amazônia III – 60h; história antiga II – 90h; história contemporânea III – 60h; história contemporânea IV – 60h; história econômica I – 60h; filosofia I – 60h; história medieval II – 90h; história moderna III – 60h; história moderna IV – 60h; introdução aos estudos históricos III – 60h; introdução aos estudos históricos IV – 60h; metodologia da pesquisa histórica III – 60h; metodologia da pesquisa IV – 60h; métodos e técnicas de estudo em história – 60h; história do Acre I – 90h; teoria da História II – 60h; teoria da história III – 60h; metodologia do ensino da história I – 60h; metodologia do ensino da história II – 60h
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3495 |
705 |
Letras
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2940 |
Literatura Inglesa I – 60h Literatura Inglesa II – 60h Literatura Norte-Americana I – 60h Literatura Norte-Americana II – 60h Teoria da Literatura III – 60h Fundamentos da Educação Especial – 60h Prática de Ensino – 120h Estágio Supervisionado – 405h Foram exluídas: Teoria da Literatura XII – 60h; Literatura Inglesa IV – 60h; Literatura Inglesa V – 60h; Literatura Norte-Americana IV– 60h; Literatura Norte-Americana V – 60h |
3.525 |
585 |
Matemática |
2.130 |
Fundamentos da Educação Especial – 60h Mét. e técnicas da pesquisa Ped. III – 45h Prática de Ensino – 120h Estágio Supervisionado – 405h Tópicos de Álgebra II – 60h Tópicos de Álgebra Linear II – 60h Cálculo Diferencial e Integral IV – 60h Tópicos de Estatística I – 60h Cálculo numérico III – 60h Algoritmos I – 60h História da Matemática II – 60h Problemas de Mat. do 1º e 2º graus – 60h Foram excluídas: Cálculo Numérico – 60h; |
3.180 |
1.050 |
Registre-se, Publique-se, Cumpra-se.
Prof. Msc. Carolina Sampaio Barreto
Presidente em Exercício