Você está aqui: Página Inicial > paleontologia > Sítios

Sítios Fossilíferos

Barrancos do rio Moa

Cachoeira do Bandeira

O Sítio Fossilifero "Cachoeira do Bandeira" está localizado a jusante da cachoeira na margem esquerda a uma altitude aproximadamente 150m acima do nível do mar, entre as cidades de Brasiléia e Assis Brasil, Estado do Acre.

O terraço onde os fósseis são encontrados é formado de siltitos argilosos e sendo atribuído ao Mioceno superior-Plioceno da Formação Solimões.

Lula

O Sítio "Lula" é um dos poucos locais com riqueza de material fóssil encontrados em terra-firme (distante das margens dos rios da região) ao longo de um corte de estrada. O sítio está localizado nas margens esquerda e direita da BR-364 a aproximadamente 17 km da cidade de Sena Madureira.

Cavalcante

O sítio "Cavalcante" está situado no alto rio Acre, a montante da cidade de Assis Brasil, Estado do Acre.

Margens do Alto rio Juruá

Morro do Careca

Este é um dos sítio fossilífero mais recentemente encontrado pelos pesquisadores do LPP. O achado desta localidade só foi possível após o asfaltamento do trecho compreendido entre os municípios de Feijó e Tarauacá. O corte de morros para a pavimentação da BR-364 naquele trecho possibilitou a identificação de uma camada rica em fósseis nas duas margens da estrada a aproximadamente 25 Km da cidade de Feijó sentido Tarauacá.

Niterói

Niteroi

O Sítio Niterói foi descoberto em 1987 por uma equipe conjunta de pesquisadores da UFAC e do Museu Paraense Emílio Goeldi. É a localidade fossilífera mais próxima de Rio Branco, localizada à margem direita do rio Acre, no Seringal Niterói, a montante da foz do "riozinho do Rola" aproximadamente 20 Km da cidade de Rio Branco e a 40 minutos de barco a partir do Seringal Benfica.

Este sítio é um dos mais ricos em fósseis já encontrados no Acre, tendo fornecido ao laboratório de Paleontologia da UFAC cerca de 2.000 peças fósseis desde seu descobrimento. O sítio Niterói é utilizado pelos pesquisadores do LPP para realizar aulas práticas de coleta de fósseis com os alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFAC. A localidade já foi visitada por pesquisadores de várias partes do mundo e já mereceu destaque em uma reportagem do Globo Repórter (Rede Globo) a nível nacional em 2002.

Por sua proximidade da cidade de Rio Branco e pelo fácil acesso, consideramos esta localidade como sendo de certo potencial turístico. Para tanto, seria necessário o tombamento da área pelo órgão responsável e também a viabilização da logística no local através da construção de uma infra-estrutura mínima para receber visitantes durante a época de afloramento da camada fossilífera.

Os sedimentos da Formação Solimões nesta localidade são constituídos por argilas com cores pardas e cinzentas e possuem abundantes fósseis de vertebrados do Mioceno superior - Plioceno (entre 5 e 8 milhões de anos). As camadas contendo material fossilizado no sítio "Niterói" estão recobertas por depósitos aluviais do Pleistoceno (até 10 mil anos) e do Holoceno (tempo recente).

Patos

Sítio Fossilífero "Patos" está situado no rio Acre a jusante da foz do "igarapé dos Patos" também na reserva indígena da cabeceira do rio Acre no município de Assis Brasil, Estado do Acre.

Talismã