Normas para a apresentação de trabalhos
Apresentação de trabalhos
Eixos Temáticos dos resumos
1. Ambiência, Saúde, Bioética, Comportamento e Bem-Estar Animal
2. Anatomia, Patologia, Fisiologia e Nutrição Animal
3. Clínica Médica e Cirúrgica e Anestesiologia (Pequenos Animais e Grandes Animais)
4. Parasitologia, Imunologia e Microbiologia
5. Reprodução e Biotecnologias
6. Genética, Genômica e Melhoramento Animal
7. Pastagem e Forragicultura
8. Meio-Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável
9. Animais Silvestres
10. Produção Animal (Ruminantes e Não Ruminantes)
11. Ciência dos Alimentos e Produtos de Origem Animal
12. Comercialização, Mercados e Preços no Agronegócio
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster e comunicação oral. O modo de apresentação será definido pela comissão organizadora. Verificar atualizações no site http://www.ufac.br/ppgespa/simposio
A comunicação oral acontecerá no dia 26 de setembro, no Auditório Manuel Alves (Centro de Convenções da Ufac), a partir das 8 horas. As apresentações orais são de 10 minutos, com 5 minutos para perguntas.
Os pôsteres serão apresentados no dia 25 de setembro, no Hall do Centro de Convenções, a partir das 8 horas.
Submissão de trabalho
Normas para envio de resumo
Os resumos devem ser enviados por e-mail para simposioppgespa@gmail.com.
Os resumos serão publicados em Anais do Simpósio. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.
O prazo para envio de resumos é 15 de julho de 2018.
Formato do resumo
Título com a primeira letra e as letras iniciais de substantivos próprios em maiúsculo, negrito e centralizado, fonte Arial, tamanho 12.
Autores. Nome Completo dos autores, em negrito e centralizado, fonte Arial tamanho 11.
Instituição: acrescentar um espaço simples e, na linha seguinte, colocar a instituição dos autores, cidade e estado, endereço eletrônico (E-mail); fonte Arial 10.
O resumo deve ter entre 200 e 350 palavras (utilizar o contar palavras do Word) e deverá conter uma pequena introdução (uma frase), objetivo claro, material e métodos concisos, resultados e discussão e conclusão sem repetir os resultados. Corpo do resumo em Arial tamanho 10.
Palavras-chave: até três palavras, sem repetir as que constam no título. Fonte Arial 10
Indicar fonte de financiamento, se houver, inclusive de bolsa. Arial 10.
Espaçamento 6 pontos antes no parágrafo de autores, afiliação, corpo do resumo, palavras-chave e financiamento. Todas as margens devem ser de 3cm e folha em tamanho A4, com espaçamento simples. Para submissão, o arquivo deverá ser salvo em formato doc.
ATENÇÃO: NÃO serão aceitos resumos nas seguintes condições:
- Envio fora do prazo.
- Fora do padrão especificado ou com formatação inadequada.
- Com apresentação insuficiente de dados.
- Sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, nomes dos autores, título etc.
- Planos de trabalho e projetos de pesquisa não executados.
- Revisões bibliográficas
Para modelo de resumo, visualizar em Modelo de resumo.
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster e comunicação oral. O modo de apresentação será definido pela comissão organizadora.
A comunicação oral acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório Manuel Alves (Centro de Convenções), a partir da 8 horas. As apresentações orais são de 10 minutos, com 5 minutos para perguntas.
Os pôsteres serão apresentados no dia 25 de setembro, no Hall do Centro de Convenções. Verificar atualizações no site www.ufac.br/ppgespa/simposio
Informes gerais:
- Certificar-se que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para o mesmo.
- Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor (es) após o encerramento da submissão final de trabalhos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja realizado corretamente, com o(s) devido(s) autor (es) compondo o artigo e as correspondentes inscrições dos mesmos.
- Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos nos Anais. Após o encerramento do prazo de submissão não poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores, etc.
- Os Anais do Simpósio serão publicados em formato eletrônico, no site do evento, após a realização do mesmo. Para que o resumo selecionado venha a ser publicado nos Anais em formato eletrônico, obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Simpósio, por pelo menos um dos autores, em data e local determinados pela Comissão Organizadora. Assim, somente serão publicados nos Anais do Simpósio os trabalhos efetivamente apresentados, e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do mesmo.
- Os Anais do 4º Simpósio estão publicados em https://issuu.com/edufac/docs/anais_do_4___simpo__sio_de_pesquisa
Normas para apresentação de pôster (banner).
Além dos resumos selecionados, projetos de pesquisa ainda não executados devem ser apresentados pelos pós-graduandos recém-ingressos no Programa.
As normas fazem parte do “Manual de normas para produção de trabalhos acadêmicos” disponível em http://www.ufac.br/ppgespa/coordenacao/pdfs/normas.pdf
A comunicação científica pode ser feita por meio de pôsteres (ou banners) que podem ser exibidos em diversos suportes. São parte do pôster:
- O título e o subtítulo (se houver). O título deve ser breve, de preferência ocupando apenas uma linha. Usar fonte Times New Roman ou Arial, caixa alta, tamanho 120 a 140pt, para títulos com quatro ou cinco palavras ou tamanho 40 a 50 para títulos com mais palavras, sempre em negrito. O subtítulo vem abaixo do título em Times New Roman ou Arial, caixa alta, tamanho 60 a 72pt (caso título seja em 120-140pt) ou 20 a 28pt (para títulos em 40-50pt.), sempre normal. Título e subtítulo são centralizados na parte superior do pôster.
- Os autores vêm após o título. Usar Times New Roman ou Arial, normal, tamanho 48 a 60pt. Junto ao nome dos autores, em sobrescrito, é colocada simbologia (números, sinais gráficos como # ou *) que arremeta à instituição de origem dos autores e a uma forma de contato (e-mail, whatsapp, etc.). A informação sobre a origem dos autores e a forma de contactá-los vem abaixo de seus nomes, iniciada pela simbologia adotada e separada dessa por um espaço de caractere.
- Abaixo vem o conteúdo do pôster. As divisões introdução, material e métodos, resultados e discussão e conclusão não precisam ser explicitadas no conteúdo, mas a apresentação do conteúdo segue essa ordem. Use fonte Times New Roman ou Arial, normal, tamanho 18 a 26 (garanta que a leitura do pôster possa ser feita a até 1m).
- Use blocos de texto com no máximo 50 palavras. Organize os blocos em duas ou três colunas de igual tamanho. Intercale-os com ilustrações (fotos, gráficos, quadros etc.). Citações e a lista de referências bibliográficas não precisam ser aparecer no pôster, mas recomendamos a impressão das referências em folha a parte que pode ser vista pelos interessados no trabalho.
5.1 Apresentação
Suporte – pode ser apresentado impresso (papel, lona, plástico, acrílico).
5.2 Dimensões
Largura – 0,60m até 0,90m
Altura – 0,90m até 1,20m
O projeto gráfico do pôster é de responsabilidade de seu autor Considerações interessantes sobre o uso e a confecção de pôsteres podem ser vistas em http://goo.gl/fqz7g2 ou em http://goo.gl/GOY4xJ.
Utilizar os logotipos disponíveis em http://www.ufac.br/site/ppgespa/coordenacao/download.html