Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Cinema das Ideias’ exibe documentário ‘A Negação do Brasil’

‘Cinema das Ideias’ exibe documentário ‘A Negação do Brasil’

por Ascom-01 publicado 18/11/2013 10h38, última modificação 18/11/2013 10h38
Filme faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta, neste sábado, 23, às 19h, no auditório do Sesc-Centro, o documentário “A Negação do Brasil”. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão “Cinema das Ideias”.

O filme faz uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam papéis secundários, estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o “Cinema das Ideias” realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o benefício do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto “Cinema das Ideias” visa aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Conversação: Jaycelene Brasil (Socióloga) da Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir).

‘Cinema das Ideias’ exibe documentário ‘A Negação do Brasil’

Postado em: 18/11/2013