Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Cinema das Ideias’ exibe documentário ‘Pro dia nascer feliz’ no Sesc-Centro

‘Cinema das Ideias’ exibe documentário ‘Pro dia nascer feliz’ no Sesc-Centro

por Ascom02 publicado 22/08/2013 08h10, última modificação 26/08/2013 07h31

O projeto de extensão “Cinema das Ideias”, da Universidade Federal do Acre (Ufac), promove, no dia 24 de agosto, sábado, mais uma exibição cinematográfica, desta vez com o documentário “Pro dia nascer feliz”.

O Cinema de Ideias é desenvolvido em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

‘Pro dia nascer feliz’

O filme aborda a educação brasileira em um ângulo pouco visto: dentro da sala de aula, abordando os dramas de jovens e professores de diferentes regiões do Brasil. A precariedade das instalações, o preconceito, a violência e o abandono são temas presentes no filme. O documentário é fundamental para jovens estudantes, pois perceberão que, apesar dos cenários e classes sociais diversificadas, os dramas são em alguns aspectos semelhantes, tanto no sertão nordestino quanto nas grandes metrópoles do Sudeste.

Para educadores ou futuro educadores, é extremamente válido, pois demonstrará os grandes abismos da educação brasileira, os dramas dos professores que abdicam de muitos lazeres e se dedicam à educação. O filme transmite a ideia de que o problema da educação brasileira é profundamente grave e abrange todo o Brasil, sem perspectivas de melhoras.

Postado em: 16/8/2013