Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Declaração de Rio Branco’ é lançada na Ufac

‘Declaração de Rio Branco’ é lançada na Ufac

por Ascom-01 publicado 30/11/2015 13h35, última modificação 30/11/2015 13h35
Documento reúne os resultados do 10º Fórum MAP e traça recomendações estratégicas para superação de eventos climáticos extremos

Na semana em que os olhares do mundo inteiro voltam-se para as discussões acerca da necessidade de um acordo climático global, com a abertura, em Paris, da cúpula do clima das Nações Unidas, a COP21, a Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Comissão Organizadora do Fórum MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia) apresentam à sociedade acriana a “Declaração de Rio Branco”.

O texto contém recomendações de estratégias e ações para superação dos eventos climáticos extremos cada vez mais comuns à região. O lançamento foi feito nesta segunda-feira, 30, na sala ambiente do Parque Zoobotânico (PZ).

O documento é resultado das discussões do 10º Fórum MAP, realizado em Rio Branco entre os dias 9 e 11 de novembro, com o tema “Novos caminhos para adaptação e resiliência a eventos extremos climáticos na região MAP, Amazônia sul-ocidental”. A Declaração traz linhas de ações divididas em cinco eixos temáticos, os mesmos que nortearam o encontro do início do mês: riscos ambientais; floresta, solo e água; economia e infraestrutura; planejamento regional e uso da terra; e direitos humanos e ambientais.

“A declaração é, além de um mapa do MAP, uma lista de deveres de todos nós, tanto instituições quanto sociedade. Trata-se de um passo importante rumo à resolução dos problemas climáticos que temos testemunhado hoje em toda a região dos três países e deve nos auxiliar rumo ao avanço e consolidação de um futuro melhor”, disse o pesquisador da Ufac, Foster Brown.

Para a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, a expectativa é que o documento transforme-se um uma ferramenta real de orientação voltada a minimizar os impactos de efeitos climáticos. “As tragédias ambientais têm efeito direto sobre economia, saúde e desenvolvimento de uma região. Ficar alheio a todos os impactos ambientais que acontecem é fechar os olhos para uma realidade que está posta e nos cerca de muito perto”, disse Guida. “Esse é o papel da universidade, estimular o desenvolvimento de discussões de relevância e transformar essas discussões em um produto que, a partir de agora, estará à disposição de toda a sociedade. A universidade está muito feliz por participar do desenvolvimento dessa declaração que certamente só trará benefícios para nossa região.”

O 10º Fórum MAP reuniu, em três dias de evento, 477 participantes do Brasil e do exterior, representantes de mais de 150 instituições, dentre as quais, 14 universidades, 30 organizações não governamentais, nove organizações indígenas e uma organização internacional de cooperação. As recomendações e linhas de ação de cada um dos eixos temáticos da “Declaração de Rio Branco” foram indicadas durante as sessões de trabalho do evento, com colaboração trinacional. Ao todo, são 36 propostas de ações que estarão disponíveis para consulta no site da Ufac (www.ufac.br) ainda esta semana.

Postado em: 30/11/2015