Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Magnificat’, de Bach, encerra ano letivo na Ufac

‘Magnificat’, de Bach, encerra ano letivo na Ufac

por Ascom02 publicado 21/12/2015 16h40, última modificação 05/01/2016 16h40

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Acre (Ufac) encerrou, no dia 18 de dezembro de 2015, suas atividades anuais. O Coro e Orquestra de Câmara da Ufac realizaram a apresentação da peça “Magnificat”, de Johann Sebastian Bach. A apresentação teve entrada franca, ocorreu no Teatro Universitário e contou com a presença de cerca de 400 pessoas.

A direção artística da peça foi realizada pelo professor do curso de Música da Ufac, Romualdo Medeiros, enquanto a direção do coro foi de Lidson Martins.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, esteve presente no evento e disse ter ficado muito feliz em ver que a cultura está ganhando cada vez mais espaço na universidade. “Um espetáculo desses tem que trazer toda a família, pois foi realmente maravilhoso. Nossa gestão quer incrementar ainda mais os trabalhos com arte e cultura na Ufac. Aos poucos nós vamos atingindo cada vez mais metas”, afirmou.

Para diretora de Arte e Cultura da Proex, Lucicleia Queiroz, a apresentação surpreendeu. “Nós trabalhamos o ano todo com o professor Romualdo, acompanhamos seu trabalho e sabemos que é de altíssima qualidade, mas mesmo assim todos ficamos surpresos com a apresentação”, disse.

Coro e Orquestra de Câmara Universitária

O projeto é formado por professores do curso de Música, técnico-administrativos, músicos bolsistas, músicos de vários cursos, além de convidados da comunidade. Visa à pesquisa e à execução de repertório sinfônico e vocal de vários períodos da história da música e realiza  apresentações dentro e fora da universidade.

‘Magnificat’

Em “D” maior, BWV 243, “Magnificat” é uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach. Foi composta para orquestra, um coro e solistas. Seu texto consiste no cântico de Maria, mãe de Jesus.

Bach compôs durante seis semanas uma versão inicial para as vésperas de Natal, que continha diversos textos. Ao longo dos anos ele removeu os textos especificamente relacionados ao Natal para apropriá-la a performances o ano todo. A obra se divide em 12 partes, que podem ser agrupadas em três movimentos. Sua execução dura aproximadamente 30 minutos.

Johann Sebastian Bach

Bach nasceu em 21 de Março de 1685, falecendo em 28 de Julho de 1750. Foi compositor,cantorcravistamaestroorganistaprofessorviolinista. Autor de uma obra gigantesca, foi um dos pilares da música ocidental.

Postado em: 21/12/2015